O exame será aplicado em todo o país nos dias 5 e 12 deste mês, para mais de 3,9 milhões de participantes. Nesse universo de candidatos, na busca de uma vaga para o curso de jornalismo, está a estudante Brenna Nunes, que busca se manter uma tranquilidade, nessa reta final que antecede o Enem, cuja expectativa é grande. “É um sentimento de nervosismo com ansiedade, mas a gente não pode só pensar nisso, pois pode atrapalhar no momento da prova”, disse, a estudante do o 3º ano do ensino médio.
A primeira etapa acontece amanhã, domingo, 5. Os participantes terão cinco horas e trinta minutos para resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; língua estrangeira escolhida na inscrição (inglês ou espanhol); além de redação. A segunda etapa que terá as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no domingo, 12. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília). Para Brenna, nesse ano se preparou para encarar esse desafio na sua carreira estudantil. “É bom fazer uma boa prova no primeiro dia. É o que a escola tem nos proporcionado, desde que entrei aqui no 9º ano venho me preparando para o Enem”, disse confiante a jovem.
Confiança também sentida pelos professores. É tanto que a recomendação para os participantes nessa reta final é relaxar, dormir bem, se alimentar, e chegar com antecedência para evitar imprevistos. O que preocupa muitos alunos é a redação, mas, de acordo com o professor José Roberto Duarte, “independente do tema que será apresentado, o aluno estando preparado, ele está pronto para qualquer tema que venha surgir. O candidato tem que estar preparado para argumentar, desenvolver bons argumentos para convencer o corretor que o que ele escreveu faz sentido”.
Preparação
Na manhã de quinta-feira, 2, feriado de Finados, aconteceu a mais uma edição do Grande Encontro de Redação, com os professores Marcelo, Lincoln e José Roberto. “Nesse momento que antecede o Enem, a gente traz aqui momento de diversão, de confraternização e revisão com aquelas dicas preciosas para a turma se tranquilizar e atingir a nota máxima. A redação, por exemplo, prova que é tão temida, pode fazer com que a nota alavanque, seja excelente para entrar numa universidade”, pontuou o professor José Roberto.
Os professores Lincoln e Marcelo apresentaram temas que podem ser cobrados na prova e repassaram dicas preciosas. “Nossos alunos estão preparados. Confiamos neles”, disse Marcelo. “Durante todo o ano, trabalhamos diversos temas e debatemos em sala de aula assuntos relevantes e atuais que podem aparecer na prova. Os alunos estão prontos”, declarou Lincoln.
Nas escolas que ofertam ensino médio, principalmente no terceiro ano, os alunos estão sendo preparados. “Ao longo do ano, ao longo da formação do ensino médio, aqui na Escola Modelo, contamos com uma excelente equipe de professores, apoio fundamental da coordenação, direção da escola e a presença constante da família. São pontos positivos que dão tranquilidade ao aluno, que passam confiança ao aluno nesse momento tão importante na sua vida escolar, com a conclusão do ensino médio, a realização da prova do Enem e o tão sonhado ingresso na Universidade”, contou.
José Roberto afirmou ainda que na escola os alunos são orientados a relaxar mais nessa reta final, tirar a pressão dos ombros. “A gente orienta até que não precise ficar preso nos livros. Por exemplo, aqui na escola Modelo, os alunos saem daquele ambiente de sala de aula, vão para o auditório, colocam um ou mais professores de disciplinas diferentes para fazer esse diálogo. É muito importante que o aluno possa relaxar e aliviar um pouco dessa pressão, dessa ansiedade que se estabelece em cima dos que vão fazer o Enem, principalmente aqueles que estão concluindo o terceiro ano”, disse.
Para o também professor e diretor da Escola Modelo, Elder Costa, apesar de a redação ser temida por muitos candidatos, todas as disciplinas são importantes. “Temos uma convicção e passamos para eles que todas as aulas são importantes, todos os professores preparam muito bem nossos alunos. Temos uma responsabilidade enorme principalmente porque tem aluno nosso, que está conosco desde a educação infantil. Isso faz com que a gente tenha esse vínculo não só de professor, diretor, mas de amizade dentro da escola. Depositamos neles toda confiança. Graças a Deus, sabemos que são capazes de fazer um bom Enem”, destacou, desejando boa prova para todos os participantes.
Dicas de quem entende
O professor José Roberto Duarte deixa algumas dicas para quem vai fazer a prova: ler bem antes de responder, conhecer como é a estrutura da prova e, assim, administrar o tempo de prova. Também é importante levar canetas de corpo transparente e tinta preta, garrafa de água e lanche. Ir com roupa confortável, chegar com antecedência para evitar atropelos, não esquecer também a documentação exigida. Dormir bem no dia que antecede a prova, relaxar, conversar para diminuir mais a tensão.
Horário das provas
Os portões abrem pontualmente às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas são iniciadas às 13h30.
0 comentários