Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte foram bem representados no XVII Desafio Estado X Estado, considerado o maior evento de repente do Brasil. Entre os participantes estavam: André Santos, Biu Dionísio, Felipe Pereira, Gilberto Alves, Gilmar de Oliveira, Hipólito Moura, Ivanildo Vila Nova, Jeferson Silva, Jonas Bezerra, Raimundo Caetano, Rogério Meneses e Sebastião Dias.
O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, no vizinho estado da Paraíba. Pela primeira vez, o Ceará, que foi representado pelo poeta iguatuense, Jonas Bezerra, saiu campeão. “Os 12 dos melhores repentistas do Brasil estiveram lá disputando de forma individual o primeiro lugar. Para nossa alegria, compartilho com vocês o troféu de 1º lugar nesse que é o maior desafio de repentistas do Brasil. Pela primeira vez o Ceará passou por todas as disputas, começando nas oitavas, quartas, semifinal e final. Disputei com Biu Dionísio, de Pernambuco, Hipólito Moura, do Piauí, com o renomado repentista Ivanildo Vila Nova, e a final foi com o piauiense Jeferson Silva, um dos mais atuantes. E fui agraciado com o troféu de primeiro lugar. Compartilho com vocês, meus conterrâneos, amigos, minha família que estiveram na torcida, e quem acompanha minha trajetória desde os 15 anos. Agora o Ceará faz parte dos campeões do Brasil no quesito repente, cantoria” comemorou o poeta Jonas Bezerra.
Vitrine
A 27ª edição do Desafio Estado contra Estado reuniu no Teatro Municipal Severino Cabral, na cidade de Campina Grande (PB), grandes nomes da cantoria, encontro de gerações, trazendo em cada verso de improviso, criatividade do nordestino, valorizando as raízes da cultura popular. O desafio tem uma muita importância e conta com a representatividade de estados nordestinos. “Muitos apologistas da cantoria, de estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e outros estados formaram caravanas para apreciar esse evento que é a maior vitrine de cantoria do Brasil. O teatro ficou lotado. Estou orgulho”, concluiu Jonas.
O Desafio Estado contra Estado é organizado pelo poeta Iponax Vila Nova, promovido pelo Clube do Repente e acontece no Teatro Municipal Severino Cabral. 12 cantadores repentistas de cinco estados do Nordeste participaram do desafio.
Vencedores do Desafio Estado X Estado:
2003 (PE) – Ivanildo Vila Nova e Valdir Teles
2004 (PE) – Ivanildo Vila Nova e Severino Feitosa
2005 (PB) – Raimundo Caetano
2006 (PB) – Raimundo Caetano e Sebastião da Silva
2011 (RN) – Raullino Silva e Antonio Lisboa
2012 (PB) – Raimundo Caetano e Rogério Meneses
2013 (PB) – Rogério Meneses e João Lourenço
2014 (RN) – Antonio Lisboa e Sebastião Dias
2015 (RN) – José Cardoso
2016 (RN) – Raullino Silva
2017 (PB) – Rogério Meneses e Raimundo Caetano
2018 (PE) – Edvaldo Zuzu
2019 (RN) – Raullino Silva
2020 (RN) – Raullino Silva e Felipe Pereira
2021 (PE) – Ivanildo Vila Nova
2022 (PI) – Hipólito Moura
2023 (CE) – Jonas Bezerra
0 comentários