A nova adutora parte da área de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, dos poços e reservatório de reunião, no bairro Vila Neuma. Diferente da antiga que passa por cima da ponte na CE 060, o novo equipamento segue por dentro do leito do Rio Jaguaribe, depois segue em toda a extensão da Rua Alfredo Leopoldo, passando pelas ruas 27 de novembro, Coronel José Adolfo, Otaviano Benevides, Wilson Roriz, Alzira Bandeira, Dário Rabelo, Professor Antônio Chaves até a Estação de Tratamento de Àgua, no Cocobó.
A obra tem custo de R$ 1.057.000,00 e prazo de execução de 60 dias. Os serviços começaram na quarta-feira, 31 de julho.A previsão é que até o dia 30 de setembro seja concluída. “Essa adutora vai entrar como complemento, suporte hídrico para Iguatu. Teremos para os próximos anos três fontes de captação de água, o açude Trussu, o aquífero Julião e os poços de captação do Jaguaribe. Essa adutora liga a área de captação a ETA do Cobobó”, explicou o superintendente do SAAE, Rafael Rufino.
Trussu tem apenas 2%
O açude Dr. Carlos Roberto Costa, o Trussu, está com pouco mais de 2% da capacidade total de armazenamento, que é 300 milhões de m³, continua abastecendo Iguatu e Acopiara. Por conta da seca, o baixo volume já prejudica a qualidade da água, o que acaba também aumentando os custos de tratamento. “A previsão é que até o final de setembro a obra estará concluída assim como também a gente pretende nesse período fazer a ligação da captação do Julião. Esse conjunto vai garantir a segurança hídrica de Iguatu. O aquífero tem um grande potencial e com certeza vai servir futuramente como segurança hídrica para Iguatu até para gerações futuras”, projeto Rafael.
A adutora terá estrutura de tubo Defofo, 300mm, com a extensão de 1.390 metros e vazão de 250 mil litros por hora. A obra está sendo realizada pela empresa Conjafs.
Na ETA do Cobobó, a água passará por um processo de tratamento, através de aeração, filtração, cloração e fluoretação, para depois ser distribuída à população. Um dos trechos considerados mais complicados na obra da adutora durante uma das etapas da obra foi a passagem no leito do Rio Jaguaribe, mas já está em fase de conclusão.
0 comentários