Santuário Mãe Rainha encerra festa de 5 anos com o recebimento da relíquia de beata Benigna

18/11/2023

Amanhã, domingo, 19, é dia especial para a diocese de Iguatu, quando o Santuário diocesano Mãe Rainha 3 Vezes Admirável de Schöenstatt, na festa de celebração dos cinco anos de instalação, recebe uma relíquia da beata Benigna. “Vamos receber a relíquia de primeiro grau da beata Benigna, de Santana do Cariri. E o que é a relíquia de primeiro grau? Um fragmento do osso, da santa, do santo, do beato, da beata. Nosso pedido foi atendido pelo bispo da diocese do Cariri, dom Magnus, que vai nos enviar essa relíquia que ficará permanente aqui com a gente, no santuário. Portanto, nesse dia 19, vamos encerrar a nossa festa, com o recebimento dessa relíquia e também encerrando o tempo de indulgência plenária, que nosso bispo nos concedeu há cinco meses. Então a gente faz um convite para que as pessoas venham nos visitar, pisar neste chão sagrado. Não só pela ocasião da festa, mas venham receber bênçãos da Mãe Rainha 3 vezes Admirável de Schöenstatt”, convidou padre Iranildo Melo dos Reis, reitor do Santuário Mariano.

A festa religiosa começou dia 8 e prossegue até amanhã. Na programação de hoje, sábado, 18, às 18h tem ofício de Nossa Senhora, seguida da última novena, além do tradicional leilão e sorteio do bolo. No encerramento domingo, 19, às 11h será celebrada missa com ofertório de 1kg de alimento não perecível, às 17h tem missa que será celebrada pelo bispo diocesano, dom Geraldo Freire, seguida dos sorteios do show de prêmios.

Nesse tempo a comunidade católica de Cariús, onde está localizado o santuário, vive momento especial. A festa religiosa conta com a participação de milhares de pessoas. O santuário dedicado à Mãe Rainha foi inaugurado há 5 anos, no dia 18 de novembro, em Cariús, fica num morro, onde são localizadas as antenas de transmissão da cidade. O pedacinho reservado para o espaço sagrado passou a ser chamado de “Tabor da Graça”, distante pouco mais de um quilômetro do centro da cidade. O local passou a ser um espaço de fé e peregrinação.

“O primeiro santuário filial que foi o próprio movimento que construiu e assumiu no Brasil, foi em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, hoje temos hoje 23 santuários filiais da Mãe Rainha, que é um santuário construído e assumido pelo próprio movimento de Schöenstatt. No Ceará não temos nenhum santuário filial. Tem esse aqui diocesano vinculado a Schöenstatt, como se fosse um ramal. Estamos vinculados com o santuário mais próximo que fica em Garanhuns, e outro em Olinda, ambos em Pernambuco. Na diocese do Crato, tem um da Mãe Rainha, em Mauriti, mas é paroquial, muito bem caminhado também, vinculado a Schöenstatt”, explicou o reitor sobre a ligação do santuário ao Movimento Mariano de Schöenstatt.

Tabor da Graça

O santuário é muito procurado por pessoas que buscam paz interior, alcançar ou agradecer por alguma graça. “Temos recebido muitas caravanas, visitantes de muitas cidades da região, principalmente de pessoas vindas da região do Cariri. Aqui tem se tornando um local de peregrinação, quem busca a paz, o silêncio que é proporcionado por esse contato também com a natureza”, pontuou o religioso.

O santuário dedicado à Mãe Rainha é o primeiro da Diocese de Iguatu dedicado ao movimento Mariano. A ideia de construir o santuário partiu do próprio padre Iranildo. Segundo o religioso, a ideia surgiu ainda quando seminarista, morando em Quixadá. “Eu pedi ao Senhor que me desse essa luz. Alcancei essa graça que quando me tornasse padre iria enfrentar a missão. Só não sabia onde, nem como seria e muito menos como iria erguer. E para nossa surpresa construímos com muitas ajudas esse local de fé e peregrinação”, afirmou o padre.

O espaço conta com recepção, capela, banheiros, restaurante, uma lojinha que vende artigos religiosos e artesanato local, além de um mirante, auditório, enfermaria, biblioteca, até uma web rádio, e um grande galpão coberto, chamado de tenda Monte Sinai, onde são celebradas missas. O acesso é fácil, conta com estrada pavimentada e uma ampla área de estacionamento. Muitos devotos sobem até o santuário a pé, rezando e orando nas Estações da Via Sacra.

O movimento católico dedicado à Mãe Rainha Três Vezes Admirável Schöenstatt é crescente no mundo, são mais de 230 santuários espalhados em vários países.

 

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *