Representantes de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de todo o estado se reuniram esta semana em Iguatu, para debater questões relacionadas ao fortalecimento da instituição e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
O evento aconteceu na APAE-Iguatu, na quinta-feira, 14, e contou com a representatividade de 36 unidades cearenses, além do presidente eleito da Federação das APAEs do Estado do Ceará, Francisco Leitão. “Vivemos esse momento muito feliz em receber aqui na nossa sede todas as APAEs do Ceará. A presença importante do nosso presidente eleito, Dr. Leitão, que tanto nos honra pelo trabalho, sempre fazendo parte do movimento apaeano, nossa referência de luta por dias melhores das pessoas com deficiência. Vivemos esse momento de puder realizar essa reunião, conversar, confraternizar, trocar experiências e traçar estratégias para 2024 para que a gente possa fortalecer cada vez mais o movimento apaeano, cuja nossa missão maior é promover melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência e suas famílias”, destacou Iêda Couras, diretora da APAE anfitriã.
O encontro também contou com a participação de secretários municipais, entre esses representantes das pastas da Educação e do Direito das Pessoas com Deficiência. Franciélio Silva, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Iguatu e secretário da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a importância desse momento. “Esse momento de discussão e também de fortalecimento das parceiras, dos serviços. A partir desse momento da nossa vinda e escutar as demandas, e buscar soluções para elas é que começa a elaborar políticas das pessoas com deficiência com mais qualidade, com mais dignidade, tornando esses direitos e ações com mais qualidade, e não com quantidade. Então, esse foi um momento de participação, de escuta e de fortalecimento da política da pessoa com deficiência”, pontou.
Descentralizar as ações
O presidente eleito da Federação das APAEs, Francisco Leitão, ressaltou a importância de ações descentralizadas. Ele pretende logo que assuma o cargo em janeiro dar continuidade e fortalecer mais esse laço com o interior, pela importância que tem cada instituição associada. “Temos procurando sempre fazer com que possamos descentralizar as ações. Essa foi uma sugestão da nossa diretora da APAE de Iguatu, a querida Iêda, que sempre tem contribuído significantemente. Nesse encontro foi para fazer uma avaliação de todo movimento apaeano e consequentemente aproveitamos esse momento para nos confraternizamos. Estamos em momento de transição e em janeiro vamos assumir a presidência da Federação. O objetivo é levar para o interior as ações. Já levamos o Festival Nossa Arte para Canindé, vai acontecer outro em Tauá. Essa reunião da federação em Iguatu e assim vamos levar para outras regiões do Estado, vamos juntar esse movimento no interior do Estado para que tenhamos sempre a possibilidade de um encontro mais proveitoso e consequentemente para vermos de perto a realidade de cada uma das APAEs”, ressaltou Dr. Leitão, como é conhecido.
0 comentários