A Polícia Federal desarticulou em Iguatu um esquema fraudulento de aposentadorias no INSS que causou um prejuízo de R$ 2,5 milhões.
Entre os alvos estava um influenciador digital com quase dois milhões de seguidores nas redes sociais.
115 pessoas recebiam ilegalmente o benefício previdenciário, que já foi interrompido. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na apreensão de documentos e mídias para auxiliar nas investigações futuras.
O influenciador, que mantinha um estilo de vida ostensivo na internet, supostamente colaborava com um servidor do INSS, também advogado e presidente de sindicato de trabalhadores rurais.
A Polícia Federal identificou indícios de concessões indevidas de benefícios, com parte dos valores ilegalmente recebidos sendo usados para pagamento de propina.
A investigação teve início a partir do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social, em colaboração com a Polícia Federal em Juazeiro do Norte, resultando na operação Intraneus. Os suspeitos podem responder por estelionato previdenciário, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas máximas somadas de até 24 anos de prisão.
As investigações prosseguem com a análise do material apreendido.
0 comentários