CPMF, queimadas e o clima político
Não bastasse a lista de impostos, o presidente Bolsonaro diz estar disposto a falar sobre a rejeitada ‘nova CPMF’ com o ministro Guedes. E por uma melhor qualidade vida, as pessoas estão preocupadas com a fumaça das queimadas, poluição na água, descarte do lixo, entulhos e até a poluição sonora. Sem provas, Bolsonaro culpa ONGS, promete exército e enfrenta reações com críticas internacionais. Por não admitir filtros no setor, o Secretário especial da Cultura, Henrique Pires, deixa cargo e reclama de censura na Cultura do país. Em busca de receita, Governo planeja “queima” com privatização de estatais, parques e presídios. Para analistas, a medida é sinal positivo para investidores e o ajuste fiscal. E por último, ex-secretário da Saúde, Dr. Marcelo Sobreira, esteve na Mais FM, foi comedido ao responder às críticas do prefeito Ednaldo em entrevista anterior na emissora. Revelou decepção com o projeto de desenvolvimento para o município, que está abaixo de outras cidades da região. Nas ruas, opiniões e comentários servem para antecipar o clima eleitoral em 2020. Um sinal claro de que durou muito pouco a aliança.
Fatos & Blogs
Câmara amplia uso de armas em áreas rurais
A Câmara Federal aprovou projeto de lei que libera a posse de arma em toda área de uma propriedade rural – e não apenas no interior da residência, como diz a lei atual. E a primeira lei pró-arma do governo Bolsonaro. O texto vai para sanção.
Senado aprova Liberdade Econômica, sem trabalho dominical
Às vésperas do fim do prazo de validade da medida provisória da Liberdade Econômica, o Senado aprovou o texto que facilita abertura e fechamento de empresas e melhora o ambiente de negócios. Foi excluído, entretanto, o dispositivo que autorizava o trabalho aos domingos e feriados. Para o secretário da Previdência, Rogério Marinho, faltou mais discussão, e governo deve voltar ao assunto.
Empregos
Brasil cria 43 mil vagas de emprego formal em julho. Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Economia. Resultado representa queda em relação ao número de vagas abertas no mesmo mês do ano passado. Na parcial do ano, foram criados 461.411 empregos com carteira assinada.
Transposição do São Francisco ganha novo prazo
O início das operações da primeira fase do projeto da transposição das águas do Rio São Francisco ganhou nova data: 31 de dezembro de 2019. A informação foi dada nesta terça-feira, no Hotel Recanto Uirapuru, em Fortaleza, pelo superintendente-adjunto da Superintendência de Regulação da Agência Nacional de Águas (ANA), Patrick Thomas, durante o segundo dia de programação do III Seminário Água Innovation. Esta é a quinta prorrogação consecutiva do início da operação. Segundo Patrick, o custo com a energia elétrica é a principal dor de cabeça do projeto, observando que quem vai pagar a conta da operação e manutenção da transposição do São Francisco são os Estados beneficiados.
Iguatu perde maestro da Banda Municipal
Morreu, na tarde de segunda-feira, 19, o maestro da Banda de Música do Município, Francisco Prudêncio. Reconhecido por amigos e entidades, deixa um legado na área cultural do município. Prefeito Ednaldo decretou luto oficial de 3 dias. Músicos da Banda Padre Pio de Jucás e da Banda Municipal de Iguatu também prestaram-lhe homenagens.
Imagem Peregrina
Teve início na segunda-feira, 19, na Matriz de Senhora Sant’Ana, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima por paróquias da Diocese de Iguatu. Dia 27 a imagem peregrina visitará a capela de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Veneza. Ela ficará na Diocese até 3 de novembro quando visitará 32 paróquias.
Governador Camilo em Iguatu
Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), inaugurou noite desta a sexta (23), mais um Centro de Esporte para Futebol. Localizado na Vila Neuma, Iguatu foi contemplado com 59ª Areninha. As prefeituras municipais também assumem a responsabilidade pela manutenção. E na manhã deste sábado, será a vez das novas instalações da sede da Unidade Regional do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran-CE). O investimento foi de R$ 1,2 milhão numa área total construída de 3.620m² e que atende a uma população de aproximadamente 482 mil pessoas.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários