A quantidade de fraldas descartáveis que o bebê vai usar é uma das preocupações dos pais na hora do enxoval. E mais ainda quando a limitação financeira da família não permite arcar com a compra. O projeto mantido pelo Rotaract Club de Iguatu, que passou a ser desenvolvido no ano de 2017, completou mais um ciclo no último domingo, 31, com uma confraternização envolvendo beneficiários e padrinhos do projeto.
O público do projeto são crianças recém-nascidas (RN) de famílias com vulnerabilidade social, baixa renda e desassistidas de programas de assistência governamentais. O programa foi inspirado no Banco de Fraldas Geriátricas do Rotary Club de Iguatu e com o mesmo propósito de levar dignidade.
No marco do encerramento foi promovido um café da manhã. “Uma confraternização para celebrarmos o fim de uma etapa. Aqui as mães e filhos puderam conhecer as madrinhas”, contou Ester Carolina, presidente do Rotaract Club.
O momento contou com a oferta de vários serviços de beleza para as mães dos bebês. “Agradeço demais pelo que fizeram comigo. Me ajudaram muito nesses últimos meses. As fraldas serviram muito”, disse Josirene de Lima, mãe da Ana Vitória.
Saiba mais
O projeto Banco de Fraldas é desenvolvido pelo Rotaract e tem a duração de seis meses. Atendendo crianças de zero a seis meses, são beneficiadas 10 crianças a cada ciclo do projeto. São doados 1/3 das fraldas necessárias, equivalente a 80 fraldas mensais além de um kit de higiene básica para o bebê.
A seleção é feita em conjunto com os PSF dos bairros selecionados do município de Iguatu. “Fazemos uma visita para saber qual é real situação das famílias, e se atendem aos critérios do projeto”, explicou Andreia Santos uma das coordenadoras do projeto.
Para o financiamento do projeto, os membros do club recrutam padrinhos e madrinhas que mantêm as necessidades de fraldas das crianças por seis meses. “Fazemos questão de irmos à residência dos beneficiados. Registramos como forma de prestar contas com os nossos amigos apoiados”, explicou Ester.
O Rotaract
Programa do Rotary International, o Rotaract, assim como o RI, é uma das maiores e mais respeitadas organizações humanitárias do país. A rede global de jovens de 18 a 30 anos tem como principal objetivo compartilhar ideias e projetos para encarar os desafios da humanidade de uma nova maneira. Os rotaractianos se reúnem em clubes para planejar atividades e socializar entre si e sua comunidade.
0 comentários