Desafios da mobilidade urbana no Brasil

24/08/2019

Natália Ferreira de Souza*

A escolha do carro como um dos transportes mais utilizados no Brasil se mostrou ineficiente para a mobilidade urbana na maioria das cidades.

O uso do carro teve sua intensificação com a vinda de indústrias automobilísticas, no governo de Juscelino Kubitscheck. Estima-se que atualmente exista 1 carro para cada 4 pessoas. Essa quantidade de carros, concentrada principalmente nas grandes cidades, dificulta a mobilidade urbana, causando engarrafamentos, acidentes e liberando uma grande quantidade de CO2.

Para solucionar esses problemas, é necessário investimento nos transportes públicos, que contribuem para o fluxo no trânsito, como o metrô, o trem e o ônibus. Entretanto, essa realidade ainda está distante, devido à falta de integração nos transportes brasileiros, que faz com que o custo seja maior, como acontece no Rio de Janeiro, onde são usados dois bilhetes únicos que não podem ser utilizados em conjunto.

O órgão responsável pela mobilidade urbana de cada cidade deve fazer um planejamento para desenvolvimento de transportes habituados para cada região, como na região Norte que tem como principal transporte o barco.

O planejamento também deve ser voltado para a sustentabilidade, aderindo a transportes elétricos ou a biodiesel que economizam muito mais a longo prazo; também o uso de carros compartilhados que economizam tempo e espaço, bem como as bicicletas que estão ganhando cada vez mais espaço nas grandes cidades.

*Aluna do 3º ano da Escola Modelo de IguatuTexto produzido no laboratório de redação da Escola Modelo

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *