Agricultura Familiar melhora produção rural

24/08/2019

Investir na própria área de terra, ter boa produção e tirar o sustento da família é sonho e realidade para muitos agricultores familiares de Jucás, no Centro-Sul. Através de projetos financiados pelo Governo ou mesmo investindo recursos próprios, muitas pessoas estão conseguindo apesar da dificuldade de acesso à água produzir, e o melhor, alimentos com mais qualidade praticamente sem uso de agrotóxicos.

O casal Odicildo e Karmem Duarte é dono de uma propriedade com área de 13 hectares no sítio Gangorra. Do total, eles utilizam pouco mais de 6 hectares de área plantada. Há cerca de seis anos, iniciaram o projeto para melhorar a qualidade de vida da família. “O nosso sonho começou a ser realizado depois que Karmem herdou o lote de terra, os outros irmãos moram fora, não precisam desse trabalho e nem das terras e passaram pra ela. A partir daí a gente começou a trabalhar aqui todos os dias. A área estava abandonada, começamos do zero, colocando estaca por estaca da cerca, limpando a área, preparando terra e plantado. Graças a Deus, vem dando certo”, disse Odicildo Duarte, que é técnico agrícola.

Agroecologia

Através dos conhecimentos técnicos estão aproveitando bem a terra, com uma grande variedade de frutas e hortaliças, além de áreas plantadas com macaxeira, milho, limão, laranja, feijão, mamão, até mogno, mas a principal atividade por enquanto é a produção de banana. “É o que estamos conseguindo mais renda. Com o dinheiro da venda da banana, estamos investindo no cultivo de outras culturas”, destacou.

Apesar das intempéries, a produção de hortaliças e verduras vem melhorando a qualidade de vida da família

Na propriedade tem muito trabalho para ser feito. Eles cuidam de tudo, dos canteiros de hortaliças, da colheita e da produção. “Eu sempre gostei da terra, nasci no sítio, fui morar na cidade, mas sempre gostei da zona rural. A gente coloca mesmo a mão no chão, prepara os canteiros, colhe, pega enxada, aqui não tem moleza”, acrescentou.

O trabalho desenvolvido em família tem sido fundamental para proporcionar melhores condições na organização da área de cultivo porque eles produzem o que consomem. “A gente come o que a gente planta. Não usamos venenos, nem produtos químicos. Tudo aqui é feito de forma natural, num processo produtivo agroecológico”, ressaltou.

Energia é vilã

Em relação ao uso da irrigação, a propriedade é banhada pelo Rio Jaguaribe, além do uso de tecnologias que ajudam a economizar água. A irrigação dos lotes é por micro aspersão. Mas o que acaba sendo vilã, segundo os agricultores no campo, é a energia, que encarece a produção por conta do alto custo. Semanalmente é realizada a colheita na propriedade. Os agricultores também fornecem produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Além disso, comercializam os produtos em eventos e na feira livre voltada para agricultura familiar que acontece toda sexta-feira, em Jucás. Karmem também reaproveita a sobra das frutas para fazer doces e compotas.

Os agricultores contam com o apoio técnico do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Jucás.

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *