Biblioteca Comunitária contribui com aprendizado na Vila Neuma

02/03/2024

A Biblioteca Comunitária Francisco Ítalo Nunes funciona no antigo posto policial, na Rua Souza Alexandre, na Vila Neuma, nesta cidade. Instalada desde 2006, o equipamento vem contribuindo com o aprendizado e alfabetização de crianças e adolescentes.

O projeto surgiu por iniciativa do morador Antônio Pereira, conhecido popularmente por Antônio Baixinho, diante da necessidade do filho dele na época precisar fazer um trabalho escolar, quando então, teria que ir à biblioteca Dr. Matos Peixoto, muito distante do bairro. “Foi daí que Antônio Baixinho, passando pela rua, viu o prédio onde funcionava o posto policial desativado e teve a ideia de transformar em uma biblioteca. Ele correu atrás de doações de livros, conseguiu muitos livros inclusive foi em Fortaleza no carro dele pegar doações de livros. Conseguiu estantes, comprou outras e a partir daí foi começado esse importante espaço que surgiu com o intuito de facilitar a pesquisa dos estudantes”, ressaltou Marciana Lopes, pedagoga e coordenadora da biblioteca comunitária.

O local que servia para ajudar na segurança para os moradores, abriu espaço para o conhecimento, porque além do acesso à pesquisa, são oferecidas aulas de reforço escolar, oficinas, entre outras ações culturais. “Estamos retornando às aulas de reforço agora em março. A gente conta com o apoio de professores principalmente do Ensino Fundamental, que indicam os alunos com maior necessidade desse apoio escolar. Nossos estudantes sofreram muito com a pandemia, que gerou um atraso grande no aprendizado de muitos deles. O trabalho que a gente faz é receber essas crianças e auxiliar nesse aprendizado. A gente olha para um prédio e nos dá orgulho de dizer que através desse trabalho, nós fizemos a diferença na vida de muitas pessoas”, pontuou a professora, contando também uma dessas histórias. “Uma das histórias que gosto de contar é sobre a alfabetização de alunos com deficiência. Temos históricos de crianças com autismo que pelo sistema educacional alegavam que não era possível serem alfabetizadas. Com isso, trabalhei com uma dessas crianças por cinco anos. E atualmente esse aluno está no 8º ano, lendo e escrevendo. São conquistas assim que não têm preço. Eu e Antônio Baixinho, sempre com a força e coragem, trabalhamos para isso, porque acreditamos. A minha história foi mudada pela educação. Temos estudantes que passaram por aqui, que hoje estão na Escola Profissionalizante Lucas Emmanuel, que fica na mesma região.” disse.

Leque de oportunidade

Desde quando passou a funcionar, a unidade recebe a visita de moradores e estudantes de comunidades vizinhas. “Nós temos aqui muita coisa boa. Além dos alunos, muitos idosos buscam aqui o cordel para fazer leitura. Essa biblioteca é motivo de orgulho pra nós”, acrescentou Marciana, que também é escritora, inclusive publicou um livro com apoio dos próprios moradores. “Estamos realizando também uma oficina literária. Aos sábados de 9h às 10h, estamos fazendo esse trabalho com estudantes. São mais 15 jovens que participam desse momento. “Aqui através desse equipamento nós temos um leque grande de oportunidade, onde os estudantes podem se descobrir, porque a leitura transforma vidas”, complementou Marciana Lopes, anunciando também que a biblioteca foi contemplada com dois editais de incentivo ao desenvolvimento artístico cultural, através do Governo Federal.

No prédio ocupado pela biblioteca durante muito tempo funcionou um destacamento policial. Onde era a cela, gabinete e corredor agora está tudo tomado por estantes cheias de livros.

A ideia é implementar as atividades e desenvolver novas ações culturais, envolvendo ainda mais a comunidade, assim também melhorar a estrutura física da unidade.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *