Mirelle Costa
Com o objetivo de fortalecer a categoria, marcar presença e encurtar distâncias, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará criou o CRECI Itinerante para oferecer vários serviços aos corretores de imóveis e à sociedade nos municípios cearenses
Entre os dias 18 e 22 de março, o CRECI Itinerante vai estar no interior. As cidades visitadas serão: Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo. Na segunda-feira, 18, o presidente do CRECI Ceará, Tibério Benevides, vai participar de reunião com os corretores da cidade de Iguatu, às 15h30min, no “Café com Presidente” no Sesc de Iguatu, localizado na rua 13 de maio, 1130 – Prado. O projeto abre um diálogo direto com os profissionais do mercado imobiliário das cidades visitadas para ouvir críticas e sugestões e assim aprimorar o Conselho. Na quarta-feira, 20, o “Café com o Presidente” vai ser realizado na cidade do Crato, o encontro vai acontecer na sede do CRECI Cariri.
Para Plínio Peixoto, coordenador do CRECI Cariri, o CRECI Itinerante tem um papel importante em facilitar o acesso aos diversos serviços do CRECI para todos os corretores de imóveis e a sociedade que reside no interior do estado. “Indiscutivelmente proporciona uma orientação eficiente sobre os cuidados preventivos nas transações imobiliárias descentralizadas da sua sede e sub-regiões. Esta unidade móvel por aproximar o Conselho aos profissionais do mercado imobiliário contribui para fortalecer a profissão e o papel de órgão orientador proporcionando o acesso às informações por parte dos corretores e de toda a sociedade”, afirmou.
Desde setembro de 2020, o CRECI Itinerante já percorreu mais de vinte sete mil quilômetros e visitou sessenta cidades, atendendo a sociedade e os corretores de imóveis. “O objetivo do programa é incentivar a sociedade sobre a segurança de só comprar imóvel com um profissional registrado no Conselho. Em todas as cidades contamos com o apoio de várias prefeituras do Ceará, que têm recebido muito bem”, explicou Tibério Benevides, presidente do CRECI Ceará.
Uma van equipada com todo aparato necessário para realização de atendimentos para profissionais do mercado imobiliário desde entrega de carteira e diplomas, transferências, inscrições, ouvidoria, denúncias e financeiro, além de ações educativas, como distribuição de panfletos e tira dúvidas com a população é estacionada em lugares com maior circulação de pessoas, como praças e avenidas em cada cidade visitada.
“É muito gratificante você ver como a população e os corretores de imóveis estão satisfeitos com nosso trabalho. O trabalho do Sistema Cofeci-CRECI é muito importante para que a sociedade saiba os riscos que existem em comprar um imóvel sem um profissional credenciado e que seja capacitado”, afirmou Tibério Benevides.
A profissão de corretor de imóveis é regulamentada por Lei Federal e por Decreto. A Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é um órgão público federal (autarquia) que fiscaliza e disciplina o exercício da profissão de corretor de imóveis.
Quem faz uma intermediação imobiliária e não é corretor de imóveis, ilegalmente, incorre em contravenção penal prevista no Art. 47, da Lei das Contravenções Penais. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis orienta que a população deve ter cuidado com preços muito abaixo do valor de mercado e desconfiar das propostas, principalmente através da utilização de aplicativos de hospedagem para locação.
Serviço
CRECI Itinerante
Segunda-feira, 18: Café com o Presidente – Sesc Iguatu – 15h30
Terça-feira, 19: Iguatu – 8h a 12h
Quarta-feira, 20 – Juazeiro do Norte – 8h a 12h
Quarta-feira, 20 – Crato – Café com o Presidente – CRECI Cariri – 15h30
Quinta-feira, 21: Barbalha – 8h a 12h – 13h a17h
Sexta-feira, 22: Brejo Santo – 8h a 12h – 13h a 17h
0 comentários