Na última quarta-feira, 13, o Campus Humberto Teixeira sediou o 1º Seminário Regional da Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher em Iguatu. O evento, que contou com a presença de profissionais e especialistas da área, proporcionou espaço para discussões e reflexões sobre a saúde feminina na região.
Com o tema “Saúde da Mulher e o Equilíbrio: Físico, Mental e Espiritual – O Que te Deixa Feliz?”, o seminário destacou a importância de abordar não apenas aspectos físicos, mas também os emocionais e espirituais do bem-estar feminino. A psicóloga Samara Lopes foi a palestrante convidada, a levar sua experiência para abordar questões do autocuidado, da prevenção e do apoio emocional.
O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Saúde visando a fortalecer as políticas públicas direcionadas ao bem-estar das mulheres e consolidar o trabalho da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU) na região.
Desafios e objetivos
Cármem Santiago, coordenadora da CISMU, ressaltou os desafios e objetivos da comissão. “Temos o desafio de implantar essa comissão nos conselhos municipais de todas as cidades. Então nós vamos sair aqui com a elaboração do plano de trabalho dessa comissão, mas também apresentando à toda a sociedade, principalmente aos conselheiros municipais de saúde e aos estaduais, a importância da fundação e a criação da comissão dentro dos conselhos municipais como forma de controle social, como forma de trazer temas da sociedade para dentro do controle social que são os conselhos municipais para o enfrentamento. Nesse enfrentamento a gente cria a política pública, a gente cria as condições para facilitar toda a vida, principalmente das mulheres”, disse.
0 comentários