Projeto sobre Sistema Solar integra crianças, família e escola

16/03/2024

Um projeto pedagógico criado indiretamente para ensinar as crianças como viajar pelos planetas do Sistema Solar, sem sair do chão, está em exposição para visitação na sala de entrada do Sesc de Iguatu.

Com o tema Sistema Solar e atividades realizadas em casa com as famílias, o trabalho se transformou na empolgação geral das crianças. As maquetes simulando o Sistema Solar, envolvendo os planetas, a órbita, a imensidão do espaço, foram confeccionadas em casa pelos estudantes e suas famílias e levadas para a exposição no Sesc. Em sala de aula, as crianças tiveram aulas de contação de histórias e exibição de vídeos, tudo envolvendo Sistema Solar. O aprendizado e as descobertas sobre o universo onde estamos inseridos estão deixando os pequenos encantados, principalmente sobre o que estão conhecendo do tema escolhido.

De acordo com a professora Rosy Moreira, coordenadora do projeto, um dos objetivos é ajudar no desenvolvimento das habilidades das crianças, com foco também nos aspectos cognitivo e socioemocional.

A iniciativa envolve os alunos do 1º e 2º anos do fundamental 1, e outras crianças que participam de aulas de reforço no contraturno. Começou em fevereiro junto com o ano letivo, mas as atividades extracurriculares já vêm acontecendo desde o ano passado, e fazem parte de outro projeto o ‘Criar Sesc’.

Rosy Moreira explicou que os projetos são temáticos e realizados ao longo do ano letivo, alguns deles sugeridos pelos próprios alunos. A escolha do tema vai ao encontro dos anseios e necessidade dos estudantes. “A ideia é a gente contextualizar com eles suas vivências do dia a dia, na comunidade, com a família, nas mais diferentes experiências vividas e compartilhadas”, frisou.

Envolvimento

Em 2023, Rosy e o professor auxiliar Elton Ferreira trabalharam diversos temas como Arqueologia, Rio Jaguaribe, Alimentação Saudável, Matemática, Língua Portuguesa e as emoções. Conforme explicou a professora em diversas situações vividas pelas crianças em casa, na rua, com a família, ou com terceiros, a criança guarda emoções que podem levar muito tempo para serem extenuadas. E quando a escola trabalha este tema em sala e com a família, em casa, indiretamente está ajudando as crianças a lidar com suas próprias emoções, facilitando a convivência na sala, em casa e na comunidade.

O projeto Sistema Solar ainda está em andamento. As turmas envolvidas já sabem que ao longo do ano vários temas também serão explorados, a exemplo do que ocorreu em 2023.

Os materiais confeccionados pelas crianças e suas famílias estão na exposição na recepção do Sesc para conhecimento do público no horário comercial.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *