“O maior desafio da minha vida de atleta. Não tinha visto nada igual”. Definiu Francisco Kleber Bandeira, 44, ao superar os percalços de cruzar a linha de chegada da ‘Indomit Pedra do Baú’, em São Bento do Sapucaí, São Paulo, no último final de semana.
O ultramaratonista, que divide sua rotina como servidor federal, encarou a árdua tarefa de se preparar para a prova desde agosto de 2023. A ‘Indomit Pedra do Baú’ é conhecida por seu percurso desafiador de 52km, atravessando montanhas e sendo considerada uma das mais difíceis e prestigiadas pelos corredores de trilha no Brasil.
Com um ganho altimétrico de 3.261 metros, equivalente a subir o Monte Cruz de Pedras em Iguatu por 17 vezes, a Indomit é vista como uma verdadeira prova de resistência. Este ano, a competição celebrou seu 10º aniversário, atraindo milhares de corredores de todo o país. “Largamos pontualmente às 6h da manhã, ainda sem acreditar que estava ali naquela prova que antes assistia e acompanhava pelo Instagram”, disse.
Desafios
A corrida apresentou dificuldades desde o início, com subida íngreme e constante do quilômetro 3 ao 10. Kleber relembra o momento em que enfrentou um temporal no trajeto, tornando as trilhas praticamente intransitáveis. “Era muita subida. O vento era congelante, o que tornou as trilhas impossíveis de correr”, contou.
Apesar dos obstáculos, Kleber conseguiu manter o ritmo e alcançar o ponto de corte no quilômetro 43 antes do prazo estabelecido. Com pouco mais de 8 horas de prova, ele cruzou a linha de chegada na 57ª colocação geral e 20ª em sua faixa etária.
Início
Seu caminho como corredor começou em 2018, quando Kleber decidiu entrar no mundo das corridas de rua como forma de se manter ativo e controlar o peso que em seu auge enfrentou problemas com obesidade ao pesar mais de 100kg. Desde então, ele tem conquistado diversos troféus em provas de 5k e 10k, inicialmente sua distância favorita. Com a pandemia, veio a interrupção das provas e a necessidade de se adaptar aos treinos noturnos para evitar aglomerações.
Mesmo diante dos desafios, Kleber persistiu e, com o apoio da assessoria Outdoor Cariri e do grupo Avexados Runners, continuou a se dedicar às longas distâncias. Com a mais recente prova ele chega a 11 participações em eventos de ultramaratonas pelo país.
0 comentários