Bairro Brasília festeja devoção à Divina Misericórdia

06/04/2024

Moradores do Bairro Brasília por mais um ano celebram a Festa da Divina Misericórdia cujo novenário teve início no domingo passado, 31/3, com a presença do bispo diocesano dom Geraldo Freire. Tendo o tema principal: “Na divina misericórdia buscamos a paz, como fruto da amizade e fraternidade. A festa reúne devotos e participantes de vários bairros de Iguatu.

A celebração da misericórdia de Deus enfatiza também a devoção à Santa Faustina Kowalska. “É uma festa muito linda, celebrada no segundo domingo da Páscoa, também conhecido como Domingo da Misericórdia. A festa aqui começou há bastante tempo. Aqui antes de ser a capela, foi Febem. Passou um período desativado, foi retomada com muita determinação por muito moradores”, contou Vanilce Rodrigues, coordenadora da capela.

A festa conta com novenário diariamente, a partir das 19h, e prossegue até amanhã, domingo, 7, na capela dedicada à Divina Misericórdia, na rua Antônio Mendonça. “No início aqui funcionava a Febem, local onde as crianças se alimentavam, tinha atividades esportiva. A gente aprendia artes. Eu morava nessa época com dona Geneci, ela que me criou, foi aí que conheci Fanca e seu Nascimento. A gente utilizava esse espaço para reuniões, depois foi transformada em capela. Antigamente tinha um quadro, depois foi transformada em capela, celebrava o novenário nas casas e aqui. Mas não era capela. A gente sonhava que esse espaço se transformasse no que é hoje. Até que depois foi conseguida e virou essa capela, um sonho que foi realizado”, explicou Vandeir Fernandes, sacristão da catedral de São José.

A imagem do ícone de Jesus Misericordioso é uma representação específica de Jesus Cristo baseada na visão relatada pela Santa Faustina Kowalska, uma freira polonesa do século XX, que foi canonizada como Santa Faustina. Fanca também falava muito da Santa Faustina, contava muitas histórias. Uma delas é que Faustina queria ir para festa, mas Jesus pediu a ela para não ir. Ela insistiu muito, até que foi, mas Jesus pediu que ela não fosse. Depois ela acabou indo, insistindo porque outras irmãs estavam na festa. Jesus disse que se ela quisesse ir, poderia ir, mas o coração dela ficou com Jesus. E assim, ela ficou triste, o tempo todo na festa. Depois foi abençoada”, contou, explicando também que a imagem, que antes era um quadro de Jesus Cristo, representado com raios de luz saindo do peito, representando a água e o sangue que fluíram de seu coração foi perfurado pela lança no momento de sua crucificação. Essa representação é uma expressão da graça e da misericórdia divina oferecida a toda humanidade.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *