Moradores de Suassurana vivem a expectativa da passagem do novo trem

06/04/2024

O avanço dos trilhos da ferrovia Transnordestina em Iguatu chegou a Suassurana. O distrito, que já foi cortado pela antiga estrada de ferro CFN, será rota para o trem de carga. Ontem, sexta-feira, 5, a localidade recebeu a visita do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, que ao lado de ministros, do governador Elmano de Freitas e convidados fez uma vistoria no andamento da obra. Desde quando foi anunciada a presença do presidente, moradores tinham expectativa para esse momento histórico. O projeto é para passagem de trens de cargas, mas isso reacende a lembrança de um passado recente, com a presença de locomotivas levando passageiros, tendo o embarque e desembarque na antiga estação ferroviária.

O agricultor Antônio Ricardo do Carmo, morador do distrito, ressalta o uso da tecnologia, que impressiona a maneira como é construída a estrada de ferro. “Além da importância dessa obra, ela nos faz relembrar os velhos tempos em que passava o trem de passageiros e carga. Agora vai ser só de carga. A gente torce que venha o porto seco, porque esse sim vai ajudar na geração de emprego em nossa região. Vai movimentar a economia”, falou o agricultor se mostrando admirado pela tecnologia utilizada na obra. “Antigamente os dormentes eram de madeira, o trilho estreito. Agora os dormentes são de concreto, grandes. É uma montagem muito rápida. A gente vê o avanço da obra todo dia. Olha que eu até brincava dizendo que não acreditava que essa obra realmente passasse por aqui. Espero que logo logo passe carregado de cargas, com containers de porto a porto levando o progresso”, ressaltou.

Sirineu Moreno, liderança da comunidade, também reconhece que “A transnordestina é sem dúvida um grande marco da campanha de Lula, que foi iniciada em 2006, e mesmo com os entraves que aconteceram, está se tornando concreta. O sonho está se tornando realidade, passando pelo nosso distrito. Está bem adiantado”, pontuou Moreno, destacando também a euforia que a comunidade estava vivendo pela vinda do presidente Lula. “Essa visita do presidente é um momento histórico para nosso distrito, que tem como padroeiro São João Batista, já foi palco de grandes festas juninas. E pela primeira vez, nesses 113 anos que nosso município tem, recebemos o presidente. É um orgulho se tornar notícia nacional essa visita especial”.

A obra da Transnordestina soma com o açude Dr. Carlos Roberto Costa, o Trussu, principal reservatório que abastece Iguatu, o próprio distrito de Suassurana e comunidades ribeirinhas. “Antes aqui a gente tinha muita dificuldade em relação ao acesso à água. Agora temos água com abundância. É um potencial muito grande para o município de Iguatu, não só pra gente que mora aqui. Iguatu sofria muito com acesso à água e o Trussu surgiu com esse propósito. E agora chegando o trem. Pena que não vai voltar o de passageiros”, concluiu Sirineu Moreno.

1.206km

A ferrovia Transnordestina começa na cidade de Eliseu Martins, no Piauí, e segue até Salgueiro-PE, dividindo-se em dois trechos que vão para os portos do Pecém, próximo a Fortaleza, aqui no Ceará, e Suape, no litoral pernambucano. A ferrovia terá 1.206km e vai passar por 29 municípios cearenses, 19 no Piauí e 35 em Pernambuco. No Ceará, os serviços foram divididos em três trechos: Missão Velha-Acopiara; Piquet Carneiro-Quixadá; e Itapiúna-Porto do Pecém. Em média são construídos 1,6km de estrada por dia.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *