A Bronca Mais Romântica do Mundo!

12/04/2024

Kleyton Bandeira Cantor, compositor e pesquisador cultural

Kleyton Bandeira
Cantor, compositor e pesquisador cultural

Você sabe quem é Angenor de Oliveira?

Pois é! Estamos falando de ninguém mais ninguém menos do que o carioca da gema Cartola!

Hoje nós iremos descobrir o que há por trás da canção “O Mundo é Um Moinho”.

Dentre outros, há relatos de que Cartola e sua esposa Dona Deolinda, adotaram uma menina chamada Creuza Francisca dos Santos.

Os pais biológicos de Creuza eram amigos de Cartola e da esposa, mas, quando a criança tinha apenas 5 anos de idade, a sua mãe chegou a falecer e, diante da incapacidade do pai de sustentar a filha sozinho, Cartola e Dona Deolinda decidem adotar a menina.

Influenciada pelo pai adotivo, Creuza logo se interessa pela música e, aos 14 anos, já se apresenta como cantora na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Ainda muito jovem, e embalada pelos deslumbres que a carreira de artista proporcionava já naquela época, Cartola fica então sabendo que Creuza está se prostituindo e decide, de uma maneira mais romântica impossível advertir a filha sobre as adversidades desse estilo de vida e, para isso, escreve e dedica à filha essa linda e forte canção.

“O Mundo é Um Moinho” foi gravada em 1976 e se transformou num enorme sucesso sendo regravada por grandes nomes da música popular brasileira como Cazuza, Ney Matogrosso, Bete Carvalho e Nelson Gonçalves.

Você já conhecia a história dessa linda canção? Depois dessa descoberta eu acredito que você nunca mais ouvirá essa música com os mesmos ouvidos de antes!

Bom final de semana!

MAIS Notícias
O Mestre Sala dos Mares
O Mestre Sala dos Mares

  Até 1910, mesmo depois da abolição da escravidão no Brasil, em 1888, a Marinha brasileira ainda castigava seus marinheiros negros fisicamente, com chibatadas. Em determinada ocasião, os marinheiros brasileiros foram à Inglaterra para aprender a tripular novos...

Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição
Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição

A partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. O banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *