Você sabe quem é Angenor de Oliveira?
Pois é! Estamos falando de ninguém mais ninguém menos do que o carioca da gema Cartola!
Hoje nós iremos descobrir o que há por trás da canção “O Mundo é Um Moinho”.
Dentre outros, há relatos de que Cartola e sua esposa Dona Deolinda, adotaram uma menina chamada Creuza Francisca dos Santos.
Os pais biológicos de Creuza eram amigos de Cartola e da esposa, mas, quando a criança tinha apenas 5 anos de idade, a sua mãe chegou a falecer e, diante da incapacidade do pai de sustentar a filha sozinho, Cartola e Dona Deolinda decidem adotar a menina.
Influenciada pelo pai adotivo, Creuza logo se interessa pela música e, aos 14 anos, já se apresenta como cantora na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Ainda muito jovem, e embalada pelos deslumbres que a carreira de artista proporcionava já naquela época, Cartola fica então sabendo que Creuza está se prostituindo e decide, de uma maneira mais romântica impossível advertir a filha sobre as adversidades desse estilo de vida e, para isso, escreve e dedica à filha essa linda e forte canção.
“O Mundo é Um Moinho” foi gravada em 1976 e se transformou num enorme sucesso sendo regravada por grandes nomes da música popular brasileira como Cazuza, Ney Matogrosso, Bete Carvalho e Nelson Gonçalves.
Você já conhecia a história dessa linda canção? Depois dessa descoberta eu acredito que você nunca mais ouvirá essa música com os mesmos ouvidos de antes!
Bom final de semana!
0 comentários