As inscrições podem ser feitas até hoje, sábado, 20, para a XII Semana de Letras que tem como tema principal: Celebrando a Diversidade Cultural e Linguística com Arte e Inclusão. O evento tem início na próxima segunda-feira, 22, e prossegue até quinta-feira, 25, e é uma idealização dos estudantes do curso de Letras, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, FECLI/ UECE.
“Nosso Centro Acadêmico ‘Chapa Conceição Evaristo’ estava ansioso para que houvesse um evento que celebrasse nosso curso, assim, em reuniões, os representantes estudantis decidiram ano passado que eles iriam realizar uma semana voltada para as temáticas da sua área. Foram muitas discussões para que chegassem a um tema que fosse agradável a todos, após muitas conversas, decidiram que o tema central seria “Línguas e Linguagens: expressões artísticas”, entendendo que assim conseguiriam abordar não somente os estudos sobre ensino de línguas, mas também alcançariam as diversas formas de expressão das linguagens que nos rodeiam, abrindo oportunidades para que todos os que têm interesse se envolvem no evento”, contou Hellen Alves, estudante do curso de Letras e vice-presidente do Centro Acadêmico.
Com o lançamento de editais, ano passado, com o chamamento público para seleção de projetos culturais para receberem o incentivo da Lei Paulo Gustavo, o aluno Davi Feitoza, foi incentivado a propor o evento no edital. “Diante dessa situação, me senti obrigado a elaborar o projeto sobre o evento. O projeto foi contemplado. A partir desse instante, os alunos começaram a produzir tudo o que seria necessário para o evento, convidar os participantes para compor as mesas redondas, ministrar palestras, artistas para apresentarem suas artes. Uma vasta programação. Aquelas artistas, estudantes, pesquisadores que tenham interesse em participar ainda dá tempo se inscrever”, relatou Davi, proponente do projeto.
Parcerias
“Sou muito grato por estar realizando esse projeto, mas deixo claro que, sem meus amigos e parceiros, professores, jamais daria conta. Deixo registrado aqui os meus agradecimentos a Lavínia Pinheiro, a nossa designer, responsável por todas as artes de divulgação da semana, ao Isaque Bezerra, o articulador artístico, ele é responsável por entrar em contato com os artistas aqui de Iguatu para participar da semana, a Venerana Silva, a responsável por todas as audiodescrições de cards digitais. Agradeço aos meus colegas integrantes do Centro Acadêmico, Hellen Alves, Giulia Diniz, Francisco Manoel, Leudimar Freitas, Igor Pereira, Maila Rennia, Ana Lígia e Pedro Lucas. Sem dúvida alguma, jamais aconteceria a Semana de Letras sem o apoio das nossas professoras e professores, agradeço imensamente a Sara Mabel, Isabela Damasceno, Diná Souza, Jackeline Silva, Cícera Agostinho, Raquel Ribeiro, Socorro Pinheiro, Everton Alencar, Lilian Palácio, Liliane Viana e Will Ribeiro. Agradeço também à direção da FECLI, na pessoa do Fernando Roberto, agradeço ao NAAI (Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida) e a todos os seus integrantes e membros”, acrescentou Davi, agradecendo também a parceria com Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu, e ao apoio e auxílio do Sesc e da UECE. “Graças a essas parcerias e apoio o evento vai ser realizado com todo sucesso. Nossa expectativa é grande.”
Apesar de ser um evento feito por alunos do curso de Letras, a Semana de Letras é aberta ao público em geral e tudo gratuito. “Haverá shows, apresentações culturais, teatrais, além de rodas de conversas, entre outras atividades que compõe esse evento, que graças à Lei Paulo Gustavo, vai ser realizado como planejamos. Só queria destacar que união de esforços em prol da diversidade, da arte e da inclusão pode gerar impactos positivos e duradouros na comunidade, fortalecendo os laços entre academia, cultura e sociedade e deixando um legado de valorização e respeito pela pluralidade de vozes e expressões”, complementou Hellen, fazendo um convite para que as pessoas participem do evento.
Através do perfil no Instagram @calet.fecli é possível fazer a inscrição.
0 comentários