O mês de abril em Iguatu contou com um volume de chuvas que superou as expectativas. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), enquanto a média histórica prevista era de 172.3mm, foram observados 273.2mm, representando um desvio positivo de 58.5%.
Comparado ao mesmo período do ano anterior, em que a cidade registrou um desvio negativo de -10%. O aumento representa uma mudança significativa. Apenas as chuvas de janeiro deste ano ficaram abaixo do esperado, com -27.8%.
Essa tendência de chuvas acima da média também se reflete em todo o estado do Ceará. Ainda de acordo com dados preliminares da Funceme, abril registrou uma média de 231 milímetros (mm) de chuva, um pouco mais do que os 230.6mm de fevereiro e um pouco menos que os 233.1mm de março. A média histórica para o quarto mês do ano é de 190.7mm.
Trussu
Os efeitos dessas chuvas não passam despercebidos, especialmente quando se trata do abastecimento hídrico. O reservatório Carlos Roberto Costa, mais conhecido como Trussu, em Iguatu, atingiu esta semana 56% de sua capacidade total, aproximando-se da melhor marca do ano passado, que foi de 58%.
Desde sua construção, apenas nos anos de 2004 e 2011, o reservatório alcançou o nível de sangria. Entre os meses de fevereiro e abril deste ano, período que compreende a quadra invernosa, o reservatório apresentou um ganho de 5% em seu volume total, indicando uma melhora significativa no armazenamento de água para a região.
0 comentários