Começa na terça-feira, 03, e segue até domingo, 08, a 56ª Exposição Agropecuária, Industrial e de Serviços de Iguatu (EXPOIGUATU). O evento é tradicional, considerado o maior da região Centro-Sul do Ceará, e neste ano tem estimativa de um volume de negócios de cerca de R$ 12 milhões em venda de animais (bovinos, ovinos e caprinos), comidas típicas, bebidas, shows e outros produtos e serviços. Promovida pelo Rotary Club de Iguatu, a exposição tem apoio do Governo do Estado e da administração municipal, bem como de parceiros institucionais.
Para o coordenador geral Breno Teixeira, o evento movimenta a economia regional a partir de negócios realizados nos setores agropecuários, industriais, comércio, serviço, turismo e entretenimento. Desde 2004 à frente do evento, a organização estima que a EXPOIGUATU triplicou em participação. “Mesmo com crise, aumentamos em três vezes o número de baias, animais, expositores e de empresários. Pegamos um evento com baixa autoestima de participação e estamos tentando resgatar a credibilidade que ela merece”, disse Breno.
A presença da agência do Banco do Nordeste com linhas de financiamento para a agricultura e pecuária impulsiona os negócios. É esperada a presença o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Romildo Rolim. Caso se confirme sua chegada prevista para sexta-feira, 05, será a primeira vez que um presidente da instituição financeira visita o município.
Programação
Desfile de cavaleiros, de máquinas agrícolas, de candidatas à Rainha da EXPOIGUATU, shows, exposição de produtos agropecuários, veículos, máquinas e implementos agrícolas integram a programação. Palestra com especialistas do seguimento rural será uma oportunidade a mais de conhecimento para os visitantes nas áreas de convivência com a seca e cultura do algodão.
O Parque de Exposições teve sua estrutura reforçada e dispõe de 89 mil m² de área e espaço para shows de 10 mil². Nos dias que antecede o evento o ritmo de reparos e adequação do espaço são ajustados. Centenas de animais bovinos, ovinos e caprinos são esperados para o concurso de raça. O Concurso Leiteiro é outra competição saudável aguardada pelos criadores. Todo o leite arrecadado será doado a instituições carentes.
Shows
O diferencial deste ano são as atrações artistas culturais. No palco principal figuram na sexta-feira e no sábado nomes como JM Puxado, Hiohanes, Manuka, Wallas Arrais, Forró de Açoite e Jammyl. Em parcerias com SESC e Sistema FECOMÉRCIO o ‘Palco do Esquenta’, terá atrações locais como Nazirê, Aroldo e Forró Quentão e, Eurico Jr, Miro Vagner, Eimy e Carlinhos. “Pensamos em popularizar, nem todos estão preparados para arcar com ingressos caros. Optamos por atrair o grande público ao parque”, disse Breno.
Social
Cerca de 50 mil pessoas devem visitar o Parque de Exposições do Rotary Club durante todo o evento. “É o maior evento da região, que oferece oportunidade de movimentação turística e de negócios. É desse evento que arrecadamos fundos para o desenvolvimento dos projetos sociais para ao longo do ano”, frisou o presidente do Rotary, Fernando Araújo.
0 comentários