Cine Sertão leva exibições de filmes para zona rural

15/06/2024

Serão 18 localidades contempladas, durante o período de seis meses. A primeira exibição acontece, hoje, sábado, 15, no Sítio Açude do Governo, no Distrito de José de Alencar. A iniciativa é do bancário e ativista cultural Mácio Alves.

A proposta do projeto destina-se a incrementar a atividade de cinema itinerante percorrendo a zona rural deste município, em especial nas localidades que dispõe de escola pública municipal. “Esse é um dos objetivos do projeto Cine Sertão: conectando corações e mentes na zona rural de Iguatu. Serão 18 localidades atendidas com o Cinema Itinerante dentro do período de seis meses, sendo que em cada sessão serão exibidos dois filmes, sendo um curta e um longa-metragem. Dentro dessa seleção, escolhemos filmes infantis”, destacou Mácio Alves, idealizador do projeto que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

Mácio explica ainda que a escolha em circular pela zona rural foi motivada pela dificuldade de acesso dessa população a uma exibição de filmes. “O projeto será desenvolvido de forma compartilhada inicialmente com escolas e associações das comunidades”.

Ainda de acordo com o projeto, a escolha dos filmes segue alguns critérios entre esses: a exibição de alguma produção local, como “Iguatu – O filme – Agora é nóis!”, de Giovani de Oliveiras, entre outras produções. “Além disso, também escolhemos filmes com a classificação indicativa de pelo menos 50% das obras cinematográficas devem ser livres para todos os públicos e sempre haverá exibição de um filme direcionado para o público infantil”, destacou, projetando ainda que quase 4 mil pessoas possam ser atingidas com as exibições.

Imersão

“De acordo com o último Censo do IBGE, aproximadamente 22% da população de Iguatu reside na zona Rural, ou aproximadamente 20 mil pessoas. No Brasil, 54% da população nunca foi a um cinema, 64% de todos os espaços de exibição estão centros urbanos com mais de 500 mil habitantes, sendo que das 3000 salas de exibição no país, o estado de São Paulo concentra mais de 1000 salas. Portanto, não causa mais estranhamento que uma cidade como Iguatu e sua grande população sejam privadas de um cinema”, justificou Mácio, falando sobre o que motivou a realizar esse projeto. “Daí, se em um grande centro urbano há dificuldade de oferta de espaço para exibição, dá para se imaginar as dificuldades de oportunidade para quem mora no sertão ter acesso a 7ª arte na telona e assim viver uma experiência mais imersiva para os sentidos, que traga lazer e cultura”, pontuou Mácio, convidado moradores a acompanharem as sessões do Cine Sertão.

A programação pode ser acompanhada pelo perfil @jose.macio_, no Instagram.

 

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *