Na manhã da quarta-feira, 19, a direção da escola Amélia Figueiredo de Lavor realizou encontro com pais e responsáveis pelos estudantes do ensino médio para assinatura do Termo de Compromisso do Estágio Remunerado 2024 para os estudantes dos cursos profissionalizantes de Administração, Enfermagem e Informática. Os estágios têm previsão para iniciar no mês de agosto. Será a fase de conclusão de curso, quando os estudantes vão poder fazer na prática o que estão vendo na teoria. Fase também de descobertas, vocação profissional e aptidão, quando terão a chance de ingressar no ensino superior.
O encontro aconteceu no auditório da CREDE-16, no final da Rua 13 de maio. Assinatura do Termo de Compromisso é obrigatório para que os estudantes iniciem os estágios a partir do mês de agosto. Eles vão gastar metade do tempo da carga horária, ou seja, estudam num turno e participam do estágio no outro.
A apresentação das normas do estágio foi feita pela diretora da escola Amélia Figueiredo, Eriglécia Lima, com a participação da coordenadora do estágio, Edilene. Eriglécia pediu a atenção dos pais e/ou responsáveis pelos estudantes, para o cumprimento das regras do estágio, pois se houver violação o estágio será encerrado.
Segundo informou a direção do Amélia Figueiredo, cerca de 112 estudantes dos três cursos estão aptos a participar. Eles serão distribuídos em 65 empresas de Iguatu. O estágio é remunerado e o pagamento é feito através de recursos do tesouro estadual. As empresas sedentes apenas acolhem os estudantes para a fase de estágio.
Legislação
O estágio remunerado para os estudantes das escolas profissionalizantes é regido pela Lei estadual nº 11.788, de 2008, e o Decreto nº 32.075 de 2016. Entre a escola e as empresas há uma equipe de profissionais pronta para dirimir as dúvidas e fazer os acompanhamentos. Um orientador, coordenador de curso, coordenador do estágio, diretora da escola e supervisor do Estágio.
Durante o estágio os estudantes serão avaliados e receberão notas válidas para a média final de conclusão do curso. Um dos critérios é que o estudante será identificado como estagiário pelo uniforme da escola, cujo uso será obrigatório.
A carga horária foi estipulada de acordo com cada curso profissionalizante. Informática, serão 300 horas, Enfermagem, 400 horas em campo, mais 200 horas complementares, Administração, 250 horas nas empresas, mais 50 horas complementares.
De acordo com a Seduc, o estágio curricular é uma atividade supervisionada dos Cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, de acordo com a Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Deve ser cumprido pelo estudante no último semestre do 3º ano do Ensino Médio.
Ainda conforme a Seduc, o estágio faz parte da proposta dos cursos técnicos e é realizado em diferentes instituições, representando uma oportunidade única de integração entre teoria e prática, desenvolvimento de habilidades, construção de networking e inserção no mercado de trabalho. Por meio dessa experiência enriquecedora, o estudante estará melhor preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mundo profissional tem a oferecer.
0 comentários