Letras de canções de forró são transformadas em espetáculo teatral

29/06/2024

No formoso vilarejo de Maniçobal, interior de Pernambuco, dois peões ganham a vida trabalhando na fazenda do carrasco ‘Seu Vicente’. Para tornar mais leve o árduo trabalho sob o sol de todo santo dia, eles passam o tempo contando história. Assim nos fazem viajar pelos encantos do sertão nordestino. Uma dessas histórias é de emocionar e fala sobre o amor de Margarida e Inácio.

“Baseada nas histórias de amor que são cantadas nas letras das músicas de forró das antigas, essa história nos faz acreditar que o amor suporta tudo… ou não?”, indaga Luka Severo, ator e diretor da peça “Amor das Antigas”. O espetáculo estrou ontem sexta-feira, 28, no auditório do Sesc em Iguatu.

A ideia de escrever esse espetáculo surgiu por meio do incentivo e fomento à cultura pela Lei Paulo Gustavo. “Eu sou amante do forró e do forró que a gente chama de forró das antigas. Já era uma ideia antiga que eu tinha de montar uma peça que falasse sobre essas histórias, que são cantadas, que fazem parte do nordestino, que fazem parte da nossa vida. Quem nunca se apaixonou? Quem nunca teve um amor proibido? Quem nunca teve uma dificuldade com a família por causa de um amor? E as músicas do forró das antigas contam e cantam isso. Então eu pensei a partir disso, de uma paixão que é o forró, e a partir de quando surgiu a Lei Paulo Gustavo para fomentar. A gente foi costurando, construindo esse texto a partir das letras mesmo”, ressaltou Severo, agradecendo ao elenco e ao público que compareceu ao lançamento da peça.

 

A professora e atriz Elenildes Pereira depois de um longo tempo afastada dos palcos retorna à vida teatral. “Recentemente, após a pandemia, a gente até reiniciou o grupo Metamorfose e conversando a respeito do grupo, eu senti aquela necessidade de retornar a fazer teatro. Passei 22 anos sem fazer espetáculo e recebi o convite do Luka, abracei com muita vontade e feliz. Está sendo bom esse retorno, porque meus filhos já estão crescidos cada um seguindo suas vidas. Eu não tenho mais aquela preocupação de acompanhar de perto. Mesmo trabalhando o dia todo em uma escola, tenho mais tempo para dedicar ao que gosto, e o teatro é uma delas”, ressaltou Elenildes, que interpreta Margarida.

Emoção contagiante para o ator Leandro Melo, que interpreta Inácio. “Uma história muito boa. A gente vem trabalhando com esse espetáculo desde janeiro, quando nos reunimos pela primeira vez e começamos a estudar o texto. A gente pode se deliciar com aquilo que Luka escreveu, no decorrer do tempo a gente foi moldando os personagens. A gente não só atua, mas brinca em cena, se diverte. É muito gostoso, divertido”, disse.

Quem integra também o elenco é o ator e diretor Rheginaldo Linhares, e o ator, artesão e pedreiro Gil Barbosa. “A química começou a surgir entre nós nesse espetáculo porque o texto facilitou muito, cada um tem a cara dos seus personagens. Eu percebo isso pelo conteúdo rico do texto. Eu já cheguei com o bonde andando. Faz um tempo que não atuava, foi uma experiência muito rica. Essa integração foi muito boa pra gente”, disse Linhares. “Eu sempre gostei dessa dinâmica. Comecei na Paixão de Cristo, depois veio Luka Severo, e aceitei de todo coração. O teatro é uma paixão mesmo. Recebi de todo coração esse convite. Estou muito feliz em poder atuar mesmo diante de tantas dificuldades e falta de incentivo às artes principalmente no interior. Mas, estamos firmes. Iguatu não é diferente. Você vê aqui quanta gente participa. É interessante mais apoio a nossa cultura”, comentou Gil Barbosa.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *