Amanda Alboino
A cidade de Iguatu é cenário de variadas iniciativas culturais autônomas de inúmeros artistas locais, apesar de serem desconhecidas pela maior parte da população. Com o objetivo de apresentar e valorizar os artistas iguatuenses, agentes culturais de diversas áreas vão promover em julho a primeira edição do Sarau Matriz, na Praça da Matriz do município. Com o subtema ‘Arte-Resistência’, o evento busca mobilizar a cena cultural da cidade e conscientizar a população sobre a importância da arte e dos artistas locais.
Para o produtor e educador popular e um dos organizadores do evento João Paulo de Oliveira um dos principais objetivos é mobilizar os artistas e a população. “A cidade está há mais de 10 anos sem políticas públicas efetivas que envolvam a população no consumo e na apreciação da arte”, diz. Além de promover a cultura, o evento pretende conscientizar os jovens que frequentam a Praça da Matriz sobre a importância de preservar o patrimônio artístico e memória da Capital do Centro-Sul.
Por sua proposta multiartística, o Sarau Matriz pretende abranger literatura, música, artes visuais e artes cênicas. “Queremos criar um senso crítico e político. O evento busca incentivar as pessoas a pensarem criticamente sobre os incentivos, valorização e o lugar da arte em Iguatu, além de apresentar os diversos artistas que a cidade tem”, afirma a jornalista e artista Amanda Alboino.
Economia Criativa e Promoção Cultural
Além das apresentações artísticas, o evento incluirá uma feira de economia criativa e uma mostra fotográfica. “Nosso objetivo é a promoção cultural gratuita e a valorização dos artistas locais, facilitando o acesso da comunidade à arte e ao conhecimento”, diz o estudante Paulo Fernandes Lima.
Serviço
Evento: Sarau Matriz “Arte-Resistência”
Data: 13 de julho de 2024
Local: Praça da Matriz, Iguatu
Atividades: Música, poesia, cordel, fotografia, artes visuais, curtas-metragens.
0 comentários