Andiara apresenta projeto Sambas Canção na Praça da Matriz

20/07/2024

Uma noite para ficar na história da musicalidade iguatuense, quando a praça da igreja Matriz, recebeu na quinta-feira, 18, a apresentação musical da cantora e compositora Andiara Moreira, com o show: ‘Sambas Canção – costume de casa vai à praça’.

Antes mesmo de começar, durante a passagem de som ao anoitecer atraiu a atenção de muitos transeuntes que passaram pelo local. “Estou encantando. Iguatu é realmente uma terra de muitos artistas e Andiara é da safra nova de artistas que apresenta boa musicalidade. Um evento como esse era para ser apresentado assim em espaço público pelo menos uma vez por semana. Fantástico. Parabéns para Andiara que somou o talento dela com esses músicos de peso que a acompanharam”, comentou Bêu Paulino, músico, que acompanhou um pouco da passagem de som.

O público assistiu à apresentação admirado, diante da musicalidade presenteada pela artista. “Riqueza musical. Repertório espetacular, parabéns pelo projeto”, destacou Zé Dantas, que assistiu atento a toda a apresentação.

A cada música Andiara apresentava um breve relato sobre a história daquela canção. Entre os compositores apresentados estavam Evaldo Gouveia, Cartola, Dolores Duran. “O projeto eu idealizei porque recebi uma contraproposta da Lei Paulo Gustavo. Eu aproveitei essa oportunidade que ia estar na praça, na rua para executar um projeto que há muito tempo estava querendo que era levar o samba para o povo ouvir. Mas, antes de tudo, quando penso em fazer samba, eu tenho uma memória afetiva muito grande. Se data desde a minha infância quando eu escutava meus avós cantarem, meu avô tocar violão. A gente ficava debaixo de uma laranjeira no quintal, era esse o tipo de sonoridade que eu costumava ouvir. Meu avô com aquela voz de Nelson Gonçalves. Eu sempre tive vontade de tocar isso em Iguatu”, comentou.

De acordo com Andiara, essa apresentação era um sonho antigo, que graças ao incentivo pela Lei Paulo Gustavo, foi possível ser realizado. “Quando pensei no repertório, pensei em começar do início. Eu pesquisei qual seria o primeiro samba canção catalogado na história, descobri que “Linda flor” foi o primeiro samba canção de Henrique Vogeler, com letra de Luiz Peixoto e Marques Porto, datada de 1929. São quase 100 anos de sambas canção. No repertório tem entre outros Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues, entre outros tantos que trazem muito samba, dor de cotovelo, muito samba lento e bolero. Evaldo Gouveia, tem também composições feminina”, destacou.

O objetivo dessa parceria cultural é levar música de qualidade para as pessoas, que estão de passagem ou visitando espaços públicos. “Agradecer a todos os amigos e transeuntes da praça que pararam pra nos assistir, a minha formação de banda, a produção e fotografia, a acessibilidade, patrocinadores e parceiros, Secretaria de Cultura e prefeitura municipal, a todos os espaços e veículos de comunicação que me cederam instantes que foram de extrema importância, aos meus familiares que lá estavam, e ao restaurante Nori, que nos forneceu um jantar maravilhoso depois da nossa apresentação. Muito obrigada”, agradeceu, ressaltando ainda que espera mais parcerias para levar o projeto adiante. “Esse foi o primeiro pontapé que trouxe para o povo de Iguatu conhecer. Essa foi a primeira vez. Eu já estou vendo segundas, terceiras, ir para teatro, ir para outros espaços. Circular com esse espetáculo. É isso que quero.”

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *