Conferência Municipal debate ações e políticas públicas

07/09/2019

Palestras, debates, rodas de diálogo e oficinas em diversos eixos marcaram a X Conferência Municipal de Assistência Social, na Escola de Saúde Pública de Iguatu (ESPI), na última quarta-feira, 04. Na mesa de abertura, representantes do município e sociedade civil apresentaram o tema “Plano Decenal 2016 a 2026; desafios e possibilidades em tempos de crise”. O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, através da Executiva de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social.

Com participação aberta e gratuita, o evento discutiu políticas públicas na construção de uma sociedade melhor. A edição deste ano debate como o financiamento público possibilita o desenvolvimento de serviços e programas para famílias, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. “Espero que na Conferência todos possam aproveitar ao máximo, realizar troca de conhecimento e experiência”, destacou Patrícia Neila, titular da pasta.

“Além disso, o evento atua como um caminho para inserção no mercado de trabalho. A Assistência Social é a política de seguridade social, que prevê os mínimos direitos sociais, realizados através de ações integradas de iniciativa pública e da sociedade civil para garantir o atendimento às necessidades básicas”, complementou Patrícia.

“A Assistência Social vem sofrendo dificuldades no Brasil, mas em Iguatu, com o esforço imenso de nossas equipes, continuamos fortes atendendo as pessoas que precisam. Nosso público atendido só cresce. Política pública é direito do cidadão, e não favor. Então essa conferência é importante para debatermos isso. A sociedade lutou por muito tempo para conquistar esses direitos. Estamos remando contra uma tendência nacional”, completou a secretária.

Ao final, foi feita a escolha dos delegados para XIII Conferência Estadual De Assistência Social.

R$ 10 mil

Durante a Conferência, foi entregue de maneira simbólica pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Secretaria, o valor de R$ 10 mil para execução dos projetos aprovados no primeiro edital do Fundo da Criança e do Adolescente de Iguatu.

“A utilização dos recursos do fundo através do edital faz com que possa existir transparência na aplicação dos recursos, bem como garantir apoio às entidades do município que atuam com projetos voltados em prol das crianças e adolescentes”, disse Suerda Bandeira, presidente do CMDCA.

A seleção de todos os projetos ficou a cargo do conselho assim como a elaboração dos convênios. As entidades selecionadas são a FAJI – Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu, Fundação Arte Criança, APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, Cia Ortaet de Teatro de Iguatu e Unidade de Acolhimento de Iguatu.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *