As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes

21/09/2024

Por Renan Bezerra Távora (estudante)

No filme “Wall-E” é apresentada uma sociedade futurista na qual a obesidade é algo comum devido à população estar acostumada ao estilo de vida sedentário e ao consumo de alimentos processados. Nesse contexto, fora da ficção, percebe-se a importância de políticas públicas ao combate da obesidade infantil em comunidades carentes. Diante disso, é notório que a problemática se desenvolve pela negligência governamental e a desigualdade social em regiões mais necessitadas. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar esses fatores.

Nesse cenário, é imprescindível ressaltar a negligência governamental na implementação de políticas públicas eficazes, para o desenvolvimento da educação alimentar e programas de nutrição para comunidades carentes. Segundo o UNICEF -Fundo das Nações Unidas para a Infância, crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso, os adolescentes 17,1% sofrem sobrepeso, e 8,4% estão obesos. Isso ocorre por conta da ausência de tais políticas públicas que gera aumento nas taxas de obesidade infantil.

Além disso, é fundamental pontuar que a desigualdade social também aumenta a obesidade infantil, pois ela limita o acesso à alimentação nutritiva e a espaços para atividades físicas. Diante desse contexto, nota-se que crianças carentes são mais propensas ao consumo de ultraprocessados e a estilos de vida mais sedentários. Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura populacional de forma urgente.

Portanto, é essencial a adoção de políticas públicas ao combate da obesidade infantil em comunidades carentes. Logo, o Ministério da Educação, junto com o Ministério da Saúde, deve implementar políticas públicas focadas em alimentação escolar saudável e promover o acesso a esportes e a atividades físicas nas escolas para conceder igualdade no acesso a recursos alimentares. Essas medidas são necessárias a fim de melhorar a qualidade de vida dos jovens brasileiros. Dessa forma, esse problema será gradativamente erradicado.

(Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte)

MAIS Notícias
Aquisição de lote em loteamento: alguns cuidados a serem adotados
Aquisição de lote em loteamento: alguns cuidados a serem adotados

Os programas de governo para aquisição da casa própria, como é o caso do Minha Casa Minha Vida, representam as maiores ferramentas institucionais no que se refere ao combate ao déficit habitacional, além de representar um grande avanço no desenvolvimento e expansão...

1936-37: vestígios do Núcleo Integralista em Iguatu
1936-37: vestígios do Núcleo Integralista em Iguatu

Naiara Leonardo Araújo (Doutoranda em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina/ bolsista CAPES. Pesquisas nas áreas de interesse: cinema e história; cinema e educação; história de Iguatu) O Brasil, assim como o Ceará e o Iguatu, viu surgir na década...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *