Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
O Governo do Ceará e o Ministério da Educação (MEC) autorizaram, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, no Palácio da Abolição, a construção de 55 novas escolas de tempo integral. O evento contou com as presenças do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana. As novas unidades estarão distribuídas em 54 municípios cearenses.
As obras fazem parte do Novo PAC Seleções, que busca reduzir as desigualdades educacionais ao ampliar a oferta de educação. A iniciativa do Governo Federal amplia a condição financeira de cada município e estado para realização de obras e equipamentos, de forma a fortalecer o efetivo direito à educação para todos.
No retorno ao Ceará, Camilo Santana deu mais um passo para a implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O governador Elmano de Freitas assinou, junto ao ministro da Defesa, José Múcio, e ao Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e à presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, a ordem de serviço para o início das obras da primeira fase de implantação do campus do ITA no Ceará.
“É uma transformação na educação, mas também na pesquisa e no desenvolvimento geral do Estado”, comentou Elmano. O campus cearense, que tem previsão de receber suas turmas em 2027, contará, inicialmente, com dois cursos inéditos, o de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema baseados em currículos de universidades de excelência no exterior. A seleção de alunos já será feita este ano, com os estudantes iniciando os cursos na primeira sede do ITA, em São José dos Campos (SP).
0 comentários