Na quarta-feira, 25, mesmo sob forte calor, os iguatuenses voltaram os olhos para o céu em admiração devido à formação do halo solar. Este fenômeno, descrito como uma espécie de arco-íris ao redor do Sol, ocorre quando os raios solares atravessam partículas de gelo em grandes altitudes, criando um espetáculo visual impressionante.
O professor de física Rafael Cesar explicou que o halo solar é um fenômeno óptico. “Ele é composto por diversas cores ao redor do Sol e ocorre quando a luz atravessa as partículas de gelo que estão suspensas na atmosfera”. Além de sua beleza, o halo solar pode ser um indicativo de mudanças no clima, sugerindo possíveis chuvas nos dias seguintes.
Entretanto, as previsões para o estado do Ceará entre os dias 25 e 27 de setembro indicam um cenário de tempo estável, sem chuvas. Durante as madrugadas e o início das manhãs, o céu deve variar de parcialmente nublado a limpo. Nos períodos seguintes, o sol deverá predominar, trazendo temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, especialmente nas tardes das regiões Jaguaribana, Cariri, Sertão Central, Inhamuns e Litoral Norte.
As temperaturas máximas previstas para essas áreas podem atingir entre 36°C e 40°C, enquanto em outras macrorregiões, os valores devem oscilar entre 32°C e 35°C. Na Região Metropolitana de Fortaleza, a máxima pode chegar a 33°C.
0 comentários