Oficina de Planejamento debate ‘Rota das Tradições’ em Iguatu

18/10/2024

Na última quinta-feira, 16, o SEBRAE Iguatu promoveu o encontro que teve como foco o fortalecimento do turismo na Região Centro-Sul do Ceará. A Oficina de Planejamento da “Rota das Tradições Centro Sul” reuniu 39 representantes de diversos setores, incluindo empresários de hotelaria e alimentação, agentes de viagens, artesãos, e gestores públicos, todos comprometidos com o desenvolvimento do turismo local.

O evento contou com a presença da articuladora Neyla Primo e sua equipe de analistas do Escritório Regional Centro-Sul do SEBRAE.

A oportunidade também serviu de espaço para troca de ideias e construção coletiva, para a elaboração de um plano de ação voltado para as potencialidades da região.

Durante a oficina, os participantes realizaram uma análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), que permitiu a identificação de desafios e oportunidades no turismo local. A gestora do projeto de Turismo, Dâmaris Correia, ressaltou a importância da união dos esforços: “Quando nos juntamos, conseguimos enxergar soluções que podem transformar a realidade do turismo na nossa região” afirmou.

As discussões abordaram ações concretas, como melhorias na infraestrutura turística, capacitação de profissionais e fomento ao empreendedorismo artesanal. O objetivo é criar um ambiente propício para o turismo, valorizando as tradições culturais da região e maximizando seu potencial.

Plano de ação e parcerias

Com a criação do plano de ação, os próximos passos envolvem a execução das estratégias propostas. O intuito é mitigar as fraquezas e ameaças identificadas, enquanto se aproveitam as forças e oportunidades, elevando o turismo na Região Centro-Sul e promovendo suas ricas tradições culturais.

“Essa iniciativa reflete um esforço conjunto entre os municípios de Icó, Iguatu, Jucás e Orós, e instituições parceiras como SESC, SENAC, URCA, FASC, Jornal A Praça, BNB e PRODETER do Turismo. A colaboração entre todos os envolvidos é vista como um caminho essencial para o desenvolvimento sustentável do turismo na região, que tem muito a oferecer aos visitantes”, concluiu Dâmaris.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *