Opinião

01/11/2024

PEC da Segurança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com governadores em Brasília nesta quinta-feira (31) para enfrentar um dos maiores problemas do país: a falta de segurança nas cidades brasileiras. O tema esteve presente nos debates das campanhas municipais e será destaque nas ruas do Rio durante a reunião do G20 em novembro. Na prática, significa uma nova divisão de poder entre União, estados e municípios nesse tema. Em algumas cidades, o crime organizado decidiu o candidato que poderia entrar no seu território para fazer campanha – o que pode tornar esses políticos “autorizados” praticamente representantes de criminosos no Legislativo municipal. A PEC também permite que a União define diretrizes vinculantes gerais para estados e municípios – ou seja, que o governo federal uniformizar procedimentos, informações e indicadores. O governo quer ainda constitucionalizar os Fundos da Segurança Pública e Penitenciário, vedando o contingenciamento de seus recursos. A ideia, aqui, é garantir recursos que financiem a modernização das polícias e das estratégias de combate ao crime organizado.

Fatos & Blogs

Proibição de aparelhos eletrônicos

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. O texto agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O projeto prevê a proibição do uso de celular dentro de sala, no recreio e também nos intervalos entre as aulas para todas as etapas da educação básica.

Cidades sustentáveis

Alckmin anuncia investimento de R$ 1,6 trilhão para cidades sustentáveis. Objetivo principal é promover cidades sustentáveis e melhorar a mobilidade verde, com foco na qualidade de vida da população.

Mercado de trabalho

O desemprego caiu a 6,4% em setembro, o segundo menor patamar da história, diz o IBGE. É a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012, só perdendo para o trimestre encerrado em dezembro de 2013.Já os ocupados são 103 milhões, um novo recorde da série histórica, crescendo em ambas comparações: 1,2% no trimestre e 3,2% no ano. Com isso, 58,4% das pessoas em idade de trabalhar no Brasil estão empregadas — o maior nível de ocupação para um trimestre encerrado em setembro.

Órfãos da Covid-19

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou o projeto de lei 112/2024, que institui o programa Ceará Acolhe, voltado à proteção social de crianças e adolescentes que ficaram órfãs devido à pandemia de covid-19, no Ceará. “O Ceará Acolhe” busca assegurar os direitos básicos e propõe auxílio financeiro mensal até a maioridade penal para aqueles que perderam os pais durante a pandemia. No Ceará, irão receber auxílio mensal de R$ 500 até atingir a maioridade. A primeira parcela será paga em 1º de janeiro de 2025.A lei que cria o projeto Ceará Acolhe foi sancionada nesta quarta-feira (30) pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT). As informações foram divulgadas pelo político em uma publicação nas redes sociais.

Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o Governo Federal pretende lançar um concurso unificado para professores. A medida faz parte de um conjunto de ações para valorização do magistério. Camilo enfatizou que a proposta tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação e facilitar a contratação de docentes qualificados.

Dia de Finados

Os cemitérios Senhora Sant’Ana e Parque da Saudade de Iguatu, já começaram a receber os visitantes que celebram a data de Finados neste 02 de novembro, que é comemorado no sábado. A coordenação lembra que os ‘campos santos’ permanecerão abertos ao público das 7h às 18h e lembra que as pessoas podem realizar as limpezas nos túmulos e jazigos. A limpeza, colocação de flores e velas estão autorizadas durante todo o período. Os visitantes poderão acompanhar as missas que tradicionalmente acontecem no dia de Finados conforme agendamento da Diocese. Mais informações sobre atendimentos e serviços, com a equipe nos dois cemitérios. Visando atender visitantes, as calçadas serão ocupadas por vendedores de velas e flores durante este sábado.

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Concurso dos Correios Com 3,5 mil vagas abertas, 1,2 milhão de candidatos já se inscreveram no concurso dos Correios. Conforme a imprensa, prévia já supera o número de inscritos da última edição nacional do concurso, em 2011, quando 1,1 milhão de pessoas se...

Opinião
Opinião

Habitação terá novas regras Financiamento de imóveis pela Caixa, terá mudanças. Banco anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos da poupança e deve exigir uma entrada maior dos compradores. Isso porque o banco anunciou, nesta semana, que fará...

Opinião
Opinião

Violência contra a mulher Lula sanciona lei que aumenta pena para quem cometer feminicídio. Punições para o descumprimento de medida protetiva e para violência doméstica contra mulher também aumentam. A punição, que hoje vai de 12 a 30 anos, passa a ser de 20 a 40 de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *