Com o ambiente todo preparado simulando um restaurante, os convidados apreciaram a alta gastronomia do Menu Mosaico (entrada: lagosta na manteiga de ervas; pratos principais: roulade de cordeiro curado com funghi seco e magret de pato; sobremesa: choux (geleia de frutas amarelas, creme légère de baunilha, creme inglê de caramelo, crumble e sorvete de frutas tropicais. Apresentação e experiência que marcaram o paladar dos presentes.
“Foi uma experiência maravilhosa, fantástica. Itens de iguarias de alta gastronomia. O Menu Mosaico apresentou um menu que trabalhou com diversos países, com a cozinha internacional, até mesmo com a cozinha molecular. Eu como representante de uma rede de restaurantes vejo com grande entusiasmo a preparação de profissionais para nossa área. São pessoas que a gente pode estar trazendo para nossos restaurantes. Para o Senac é bom, mas principalmente para o mercado da gastronomia no cenário de Iguatu”, declarou Moacir Filho, representando o grupo de restaurantes Vila da Telha e Nori.
Foram 500 horas aulas de curso, cerca de sete meses de intensas atividades e estudos intercalando teoria e prática. “O curso é voltado para qualquer pessoa que tenha interesse, vontade de se qualificar no ramo da gastronomia. É um curso bastante completo porque trabalha desde a parte da cozinha quente, cozinha fria, confeitaria, panificação. E esse jantar foi o trabalho de término do curso do encerramento do nosso “Projeto Integrador”, onde foi foram divididos em praças, cada aluno em equipe ficou responsável por uma praça diferente. Uma equipe pela praça da Entrada, outras duas equipes pelos pratos principais e outra equipe pela sobremesa. Ficamos bastante lisonjeados porque conseguimos ver no encerramento do curso, na apresentação do projeto Integrador que eles puderam colocar tudo em prática o que aprenderam ao longo do curso. Enquanto professor fiquei muito feliz e grato. Tudo feito por eles, desde a questão do pensar no cardápio, escolhas dos ingredientes, finalização tudo pensado e executado por eles. Porque aqui, damos autonomia aos alunos para que eles possam sair prontos para o mercado de trabalho”, destacou o chef e instrutor do curso Matheus Frota.
O primeiro curso de Cozinheiro ofertado pelo Senac em Iguatu contou a participação de doze alunos. “A gente vê com grande satisfação colocar 12 alunos no mercado de trabalho. Vimos o trabalho de apresentação desse menu internacional, com grande categoria, fizeram com muito profissionalismo toda uma real situação que aprenderam em sala de aula. Nossos protagonistas da primeira turma de Iguatu apresentaram tudo que foi aprendido em sala, passado por todos os nossos instrutores. É com satisfação que a gente entrega esse marcado promissor em Iguatu 12 alunos preparados para entrar na cozinha, no mercado de Iguatu”, pontuou Liduína Bezerra, gerente do Senac Iguatu, ressaltando que é projeto iniciar próximo ano mais uma turma do curso de Cozinheiro e pleitear para a unidade o curso técnico em gastronomia.
Experiências
Os próprios alunos destacaram a experiência vivida durante o curso, tanto os que já atuam no segmento da gastronomia e os que estão tendo contato pela primeira vez com essa arte. “Já tem um tempinho que estamos no ramo na gastronomia, mas nunca é tarde para se capacitar, se profissionalizar como é o caso agora que estamos cozinheiro profissional. Aprendemos toda parte técnica, prática, teórica. A gente trabalhou bastante toda a parte da culinária, desde a cozinha internacional, a cozinha tradicional brasileira, técnicas de gastronomia, técnicas de higiene, boas práticas. Foi um curso realmente completo, bem extenso que faz com que a gente se capacite e se aprimore cada vez mais no ramo da gastronomia”, disse Ícaro Teixeira, empresário do setor de gastronomia e aluno do curso.
Foi o que buscou também Bárbara Montanhas. “A gente tem uma pequena doceria em casa, onde tira uma parte do nosso sustento com bolo e doces para festa. Vim fazer esse curso para me especializar. Para mim foi um sonho, desde que terminei o ensino médio que eu tento entrar nessa área da gastronomia. Surgiu essa oportunidade aqui pelo Senac, eu não perdi a chance porque é sonho estar aqui. Aqui é incrível, toda essa estrutura aqui é a melhor. Quem gosta de cozinha, gosta é disso. Desse movimento, dessa quentura, desse calor, é o que move a gente”, declarou.
Já Vitória Kelly não tinha experiência no segmento da gastronomia e se apaixonou e pretende continuar se capacitando para quem sabe colocar o próprio negócio. “No começo foi um pouco difícil porque eu não tinha experiência, mas eu gostei demais dessa experiência que o Senac proporciona. A cozinha é super equipada, tem tudo que a gente precisa. Eu conheci pessoas incríveis. Saio daqui com muito aprendizado e grandes amizades. No dia da apresentação do menu foi bastante cansativo porque passamos o dia inteiro na unidade preparando tudo, mas foi gratificante. Eu aprendi bastante e fiquei muito empolgada e pronta para trabalhar com a experiência que pude vivenciar”, afirmou.
Já o aluno Alisson Lucas, que já tinha feito outro curso, se prepara para competições gastronômicas, o que exige muita dedicação e estudo. “Minha experiência com a gastronomia, eu não era tão habituado, mas com passar do tempo fui me apaixonando por essa arte. É uma área que antes era muito complicada pra mim. Eu não sabia cozinhar muita coisa, depois que entrei para essa área tudo mudou. Comecei com curso de gastronomia brasileira e me apaixonei. Quando comecei, eu não sabia fazer nem um miojo direito, ainda errava. Hoje, já consigo até fazer um Magret de Pato, que é um prato francês muito difícil, porque o ponto dele é muito complicado. Para mim foi incrível participar desse curso e vou continuar, me capacitar. Nunca tinha participado de uma experiência tão complexa assim e fiquei feliz”, complementou.
0 comentários