Professor usa a dança para exercitar o corpo com diversão e bem-estar em plena praça

22/11/2024

Quem frequenta a praça Alcântara Nogueira, no bairro São Sebastião, pode presenciar um grupo de pessoas, a maioria mulheres, que usa a música para praticar exercícios, ao mesmo tempo em que trabalha o corpo, queima calorias e ainda se diverte.

Uma combinação perfeita de músicas selecionadas estrategicamente para provocar o desejo de exercitar o corpo dançando numa simetria de bem-estar e diversão. As pessoas se envolvem tanto com o repertório e as coreografias, que quando se dão conta já estão na dança, em plena praça. Os adeptos da prática são pessoas de todas as idades, de todos os sexos, sem distinção de poder econômico ou classe social, quando estão na aula, ao ritmo das trilhas dançantes e sob a orientação do professor Nonato se igualam naturalmente.

O espaço da praça, onde funciona uma academia montada pela Unimed, é reservado para o professor Nonato, cedido gentilmente pelo Sesc para realizar as atividades três vezes por semana, segundas, quartas e sextas. O sucesso foi tão grande que ajudou o grupo a crescer e se multiplicar. Antes as aulas eram praticadas dentro de uma quadra de esportes do local, mas agora saíram para a rua e ocupam o dobro do espaço.

Professor Nonato, responsável pelas coreografias e as trilhas para embalar as danças, explicou que é um projeto de atividade física criado em 2016 pela Unimed Centro-Sul do Ceará, voltado para a população iguatuense e é totalmente gratuito. O professor frisou que não imaginava que o sucesso fosse tão grande e tivesse tanta adesão das pessoas. “Tivemos que construir um palco e aumentar o espaço físico pois o público participante vem aumentando a cada ano”, afirmou.

Gratuito

Curiosamente é uma atividade praticada no fim do expediente, em praça pública, sendo que as pessoas vão chegando e participando, sem precisar fazer inscrição, pedir permissão ou outras coisas do tipo. Cada um dança do seu jeito e faz os exercícios da maneira que gostar, talvez seja esta a essência que torna a atividade prazerosa e divertida ao mesmo tempo.

Nonato explicou que a aula dura em média 40 minutos e a playlist usada como trilhas sonoras das coreografias segue um roteiro a partir de pesquisa musical, já que as coreografias são autorais. Segundo ele, o planejamento da aula visa a melhoria do sistema cardiovascular, coordenação motora, flexibilidade, força e bem-estar físico e mental. “Outro objetivo, não menos importante, é a diversão, ou seja, desfrutar do prazer de se mover ao som da música”, finalizou.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *