Na noite da quarta-feira, 28, a sede da ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Iguatu recebeu público e convidados para reunião sobre apresentação de proposta da CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil para executar o Programa Empreender Brasil Sustentável, que visa envolver micro e pequenas empresas, com foco no desenvolvimento econômico local. Os recursos para viabilidade do programa serão disponibilizados pelo Sebrae.
Gláucia Florêncio, consultora da CACB, conduziu a reunião que contou com a participação dos diretores da ACEI, o presidente João Alves de Oliveira, o novo diretor-presidente Valdimiro de Souza Lima, demais diretores e associados da entidade, representantes da Rede AMIG, empresários e outros convidados.
O programa Empreender Brasil Sustentável está em andamento em 40 cidades brasileiras, somente onde existe Associação Comercial. No Ceará, apenas em três municípios: Iguatu, Crato e na capital Fortaleza. O programa será executado por um período de 12 meses prorrogável por mais 12, dependendo dos resultados alcançados.
Mapeamento
De acordo com Gláucia Florêncio, o programa acontece usando como essência básica o associativismo, visando fortalecer micro e pequenas empresas com inovação e parcerias. A consultora ressaltou que sete núcleos comerciais foram mapeados para serem trabalhados: supermercados, panificadoras, comércio atacadista de alimentos e bebidas; comércio de motos, postos de combustíveis, lojas de variedades e comércio atacadista de roupas e calçados, lojas de cosméticos e perfumaria; farmácias e óticas e lojas de informáticas.
A consultora da CACB ressaltou durante a reunião que o programa é voltado para as micro e pequenas empresas e um dos critérios para participar é estar associada a ACEI, em seguida aderir ao Programa. Ela afirmou que outro passo do cronograma será visitar as empresas interessadas em ingressar, ação que deverá acontecer em breve.
Gláucia Florêncio explicou que a partir da adesão das micro e pequenas empresas haverá um cronograma a ser cumprido com o levantamento de demandas de cada uma, nas mais diversas áreas, gestão, comunicação, marketing, vendas, planejamento. Segundo ela, tudo está relacionado com as finalidades principais do Empreender Brasil, de adoção de boas práticas de produção e consumo sustentável, fortalecimento do associativismo e desenvolvimento da economia local.
Valdimiro de Souza Lima, presidente entrante e o atual presidente João Alves de Oliveira, foram totalmente receptivos ao programa e se disponibilizaram para ajudar no que for necessário que as ações do Empreender aconteçam conforme as propostas apresentadas pela CACB.
0 comentários