RETROSPECTIVA 2024 – PARTE III

21/12/2024

Em mais uma edição damos continuidade a nossa retrospectiva do ano 2024, sobre os principais assuntos comentados em nossa coluna que são direcionados ao mercado imobiliário.

Iniciamos essa edição falando sobre a ferramenta do REFIS municipal, que a cada ano tem sido utilizado pelo gestor para aumentar a arrecadação e, por outro lado, possibilitar a regularização dos contribuintes perante a gestão municipal de nossa cidade. Pelo REFIS, que é anualmente enviado para a votação na câmara municipal, os contribuintes têm isenção de multa e juros dos seus débitos quando pagos na modalidade “à vista”, bem como descontos progressivos conforme o parcelamento. O IPTU é o imposto que mais rende arrecadação para o município e ao mesmo tempo representa a maior inadimplência, situação que precisa mudar urgentemente a partir do seu uso com transparência, responsabilidade e respeito aos contribuintes.

E por falar em IPTU, uma das opções de se fazer os proprietários de terrenos sem destinação e prédios fechados, é a criação do IPTU PROGRESSIVO que nada mais é de que a majoração anual do imposto desses bens imóveis. A propriedade precisa exercer sua função social, e quando o empresário mantém prédio fechado evitando a geração de emprego e renda, ele deverá ser penalizado bem como terrenos que vivem abandonados e acumulando mato e lixo, precisa ser tributado com imposto diferenciado para que possa desmotivar esse tipo de situação existente.

Por último e não menos importante em uma das colunas falamos sobre a sinalização em nossa cidade, seja ela a vertical ou horizontal que carecem de melhorias em nossas vias urbanas. Toda cidade bem sinalizada possui menor índices de acidentes, além de possibilitar a quem nos visita uma certeza de uma cidade com o desenvolvimento urbano projetado de forma ampla.

Na próxima e última edição desse ano de nossa coluna, falaremos sobre os desafios a serem enfrentados pelo novo gestor, no que se refere aos problemas que direto ou indiretamente possuem relação com o mercado imobiliário, e que se espera uma posição firme e comprometida com os avanços necessários,  para que possamos ter orgulho de nossa cidade e assim criarmos a oportunidade de geração de emprego e renda, a partir  desse importante segmento que se desenvolve  em cadeia com a construção civil, lojistas de material de construção, profissionais liberais diversos que contribuem com o desenvolvimento urbano de nossa cidade.

Excelente fim de semana!!!

Feliz Natal a todos!

MAIS Notícias
A origem dos símbolos do Advento/Natal – Parte III
A origem dos símbolos do Advento/Natal – Parte III

Profª. Drª. Jaquelini de Souza Historiadora e professora efetiva da URCA Segunda-feira, dia 6 de janeiro, encerra-se o tempo do Natal com a Epifania do Senhor, ou o Dia de Reis, por isso ainda há tempo de conhecer a história de um personagem sempre presente, mas muito...

A origem dos símbolos do Advento/Natal – parte II
A origem dos símbolos do Advento/Natal – parte II

Prof.ª. Drª. Jaquelini de Souza Historiadora e professora efetiva da URCA O primeiro domingo do Natal se aproxima e em sua casa a árvore está montada. Você irá esperar o Dia de Reis, ou a Epifania do Senhor quando oficialmente encerra o tempo de Natal para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *