Cagece e Ambiental Ceará autorizam obras de esgotamento sanitário em 17 municípios do Estado

04/01/2025

O Governo do Ceará autorizou nesta sexta-feira , dia 3 de janeiro, obras de esgotamento sanitário em 17 municípios do Estado. A solenidade foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Com a presença dos prefeitos das cidades beneficiadas, o governador Elmano de Freitas assinou ordem de serviço para projetos de execução, manutenção e ampliação de esgotamento sanitário nos 17 municípios do Ceará que compõem o bloco 1 da Parceria Público-Privada firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará.

“Os serviços incluem a implantação de 367 km de rede de esgoto, construção de três estações de tratamento de esgoto e 38 estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento do esgoto”, destacou André Facó, presidente da Ambiental Ceará.

Os municípios contemplados com os serviços são: Pacatuba, Pacajus, Nova Olinda, Missão Velha, Maranguape, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Itaitinga, Horizonte, Guaiuba, Fortaleza, Farias Brito, Eusébio, Chorozinho, Caucaia, Cascavel e Aquiraz. “Para o município de Pacatuba, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza, pelo menos oito mil pessoas vão ganhar com mais saneamento básico”, destacou Larissa Camurça, prefeita de Pacatuba.

Para Neuri Freitas, presidente da Cagece, este é o primeiro passo na série de investimentos em saneamento básico que a parceria entre a companhia e a Ambiental Ceará vão colocar em prática nos 24 municípios cearenses atendidos pela PPP (parceria público-privada). “São investimentos que vão garantir mais saúde, como também geração de empregos durante as obras”, ressaltou Neuri Freitas.

Outros municípios atendidos pela parceria público privada entre Cagece e Ambiental Ceará devem ser beneficiados com investimentos em saneamento básico ainda este ano. O governador Elmano de Freitas destacou que o importante é atender famílias mais carentes que não têm acesso a esgotamento sanitário. “Mesmo nas cidades do Ceará que não são assistidas pela PPP (são 24 hoje), a Cagece vai garantir investimentos em melhoria do saneamento através de recursos do próprio Governo do Estado”, acrescentou Elmano de Freitas, governador do Ceará.

Elmano de Freitas ainda enfatizou que todos os municípios contemplados na parceria público-privada vão receber os recursos para as obras, independente se o prefeito seja alinhado ou não politicamente com o governador. “O período eleitoral passou. Agora é hora de todos darmos as mãos para fazer o que seja melhor para o cearense, principalmente o que mais precisa do poder público”, disse o chefe do Executivo Estadual.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *