Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
O evento de filiação de 10 novos deputados estaduais para o PSB, nesta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, na Assembleia Legislativa, em Fortaleza, foi recheado de autoridades. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o senador Cid Gomes (PSB) e o governador Elmano de Freitas (PT), estiveram presentes e conversaram ainda no Palácio da Abolição sobre o andamento de importantes obras e projetos essenciais para o desenvolvimento do Ceará, como a Transnordestina, o polo automobilístico em Horizonte e empreendimentos de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. “Seguimos trabalhando juntos por mais conquistas para o Ceará”, disse Elmano.
Geraldo Alckmin reforçou o investimento que será feito no Ceará pela construção do Data Center da Casa dos Ventos, estimado em R$ 55 bilhões. A construção do empreendimento deve ser iniciada ainda em 2025 na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), no Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O vice-presidente da República destacou ainda o polo automotivo a ser instalado em Horizonte. Em dezembro, o governador Elmano de Freitas apresentou a Alckmin o Polo Industrial Automobilístico do Ceará, a ser instalado onde ficava a Troller, na Região Metropolitana de Fortaleza.
No evento do PSB, o senador Cid Gomes diz defender o nome do governador Elmano de Freitas para a reeleição em 2026 e quer o deputado federal Júnior Mano (PSB) para concorrer ao Senado. Sobre o seu futuro político, Cid Gomes afirmou: “Eu não descarto nada. Eu quero colocar em ordem de prioridade. Para mim, no momento: discussão majoritária, nós vamos fazer em 2026. No momento, o que vai tomar a minha atenção, a minha dedicação, o meu tempo, é programar uma quantidade e uma relação de pessoas que concorram à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Essa é a minha prioridade absoluta para o momento”.
O PSB do Ceará recebeu a filiação de pelo menos 10 deputados vindos do PDT. O evento foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa, em Fortaleza, com as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); do governador Elmano de Freitas (PT); e do presidente nacional do partido socialista, Carlos Siqueira, além do senador Cid Gomes (PSB).
O PSB passa a ter a maior bancada da Assembleia Legislativa, inclusive tendo o presidente Romeu Aldigueri como afiliado. Além dele, deixam o PDT, os parlamentares Guilherme Landim, Jeová Mota, Lia Gomes, Marcos Sobreira, Osmar Baquit, Salmito Filho e Sérgio Aguiar.
Os deputados, que estão mudando o partido, conseguiram autorização da Justiça Eleitoral para deixar o PDT alegando justa causa e sem correr o risco de sofrer punição ou perda do mandato por infidelidade partidária.
0 comentários