Iguatu tem chuvas acima da média em janeiro

08/02/2025

O município de Iguatu registrou um volume de chuvas acima da média no mês de janeiro de 2025, conforme dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. O acumulado do período alcançou 215,6mm, um desvio positivo de 68,85% em relação à média histórica de 127,7mm para o primeiro mês do ano.

Desde 2022, Iguatu não registrava um janeiro tão chuvoso. Naquele ano, o acumulado foi de 290mm, um desvio positivo de 127%. Em contrapartida, em 2024, o volume de chuvas ficou abaixo da média, com 89,4mm, representando uma redução de 30% em relação à climatologia do período.

Apesar dos bons índices de precipitação, a FUNCEME destaca que as chuvas de janeiro são consideradas de pré-estação e não estão diretamente relacionadas com a quadra chuvosa, que se inicia oficialmente em fevereiro e se estende até maio. Isso ocorre porque os sistemas meteorológicos atuantes nos meses de dezembro e janeiro são característicos desse período, sem conexão direta com a estação chuvosa principal.

No início da quadra chuvosa, as precipitações ainda são tímidas em Iguatu. No primeiro dia de fevereiro, choveu apenas no Sítio Riacho Vermelho, com um acumulado de 49mm.

Previsão

O mês de janeiro de 2025 foi o mais chuvoso no Ceará dos últimos 14 anos, reforçando a influência dos sistemas atmosféricos característicos da pré-estação. Para a quadra chuvosa, a previsão divulgada pela FUNCEME aponta 45% de chance de chuvas dentro da normalidade, 35% abaixo dela e 20% acima da média.

Durante o período da quadra, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema meteorológico atuante no estado, sendo responsável pela maior parte das precipitações no Ceará.

MAIS Notícias
Delegacia Regional de Iguatu opera há meses sem delegados titulares
Delegacia Regional de Iguatu opera há meses sem delegados titulares

Desde novembro de 2024, a Delegacia Regional de Iguatu opera sem delegados titulares. A situação teve início com as reacomodações que envolveram os delegados das unidades de Iguatu, Icó e Jucás. Antes dessas mudanças, a titularidade da delegacia regional e da unidade...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *