A Contribuição de Iluminação Pública (CIP) foi criada para subsidiar a iluminação pública de ruas, praças e outros espaços públicos. A sua cobrança ocorre em todas as contas de energia, que logo em seguida é repassada para as prefeituras. Não existe um valor determinado para o seu custo, uma vez que ele pode variar de acordo com o consumo de energia do usuário.
Essa semana o assunto mais comentado na cidade de Iguatu foi a decisão do prefeito municipal que destinou 30% da arrecadação com essa contribuição para serem gastos com outras despesas, causando um certo temor nos munícipes que essa medida possa piorar a situação das vias urbanas, que estão com diversas luzes queimadas e até o momento sem manutenção, dado à situação recebida pelo atual gestor.
Alguns internautas e usuários daquela rede até tentaram insinuar que essa medida traria aumento na energia, o que foi devidamente negado e a própria legislação não permite essa majoração.
Não resta dúvida que essa medida é preocupante, uma vez que existem só na avenida do contorno do trecho da delegacia de polícia até o giradouro da estrada do baú (contagem feito por este colunista), o total de 75 lâmpadas queimadas sendo que até o momento não se vislumbra a reposição, causando grande escuridão naquele trecho que liga diversos bairros como Cohab, Verde Park, Primavera, entre outros, que os seus moradores utilizam a via para se deslocarem.
Essa situação da CIP nos remete aos recursos arrecadados com o IPTU, que há muito tempo defendemos aqui nesse espaço que seja integralmente utilizado nas vias urbanas, o que de fato nunca foi levado a efeito pelas gestões anteriores, podendo ser esse o motivo da grande inadimplência atualmente, por conta de que os contribuintes não acreditam que pagando o imposto a sua rua terá o zelo e cuidado que ele espera.
Não sabemos ainda se essa medida da CIP é temporária ou definitiva, mas esperamos que a gestão pública tenha feito as contas direitinho, uma vez que a cidade terminou o ano passado em completo abandono, existindo desta forma uma grande expectativa de que diversas ações urgentes possam restabelecer a conservação das vias urbanas com limpeza, manutenção e os cuidados necessários, propiciando aos que transitam nesses espaços segurança, comodidade e sobretudo orgulho de morar na capital do centro sul do Ceará.
Bom fim de semana!!!
0 comentários