A cidade de Iguatu sediou, na quinta-feira, 13, o Seminário Municipal de Prevenção à Violência, realizado na Escola de Saúde Pública. O evento reuniu lideranças sociais, especialistas e representantes do poder público com o objetivo de fomentar o diálogo interinstitucional e comunitário para a construção de estratégias eficazes de prevenção à violência.
O seminário é uma iniciativa do PReVio (Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência) desenvolvido em 2022 como estratégia para reduzir os índices de criminalidade nos municípios com maior vulnerabilidade social. O programa utiliza dados e indicadores para direcionar políticas públicas, fortalecendo ações preventivas em áreas críticas.
O seminário proporcionou um espaço para debates e aprendizado sobre formas de prevenir a violência na comunidade. “Os dez municípios – entre eles Iguatu – que mais demandam atenção das políticas de prevenção à violência foram mapeados a partir de indicadores sociais e criminais, permitindo uma atuação mais precisa e efetiva. Com o programa, desenhamos estratégias baseadas em dados para mitigar os fatores que impulsionam a violência. Agora, com a criação do Plano Estratégico, estamos consolidando um modelo de prevenção integrado, fortalecendo redes locais e garantindo que as ações tenham impacto real na vida da população”, afirmou Havilton Júnior, assessor de prevenção à violência do Estado.
A iniciativa para o representante da pasta de segurança local reflete o compromisso da cidade em promover a segurança e o bem-estar de todos os seus cidadãos. “O Seminário fortalece o diálogo entre a sociedade, as instituições e o poder público. Compartilhar experiências e alinhar ações eficazes são passos essenciais para reduzir os índices de criminalidade e garantir mais segurança para nossa população. A segurança pública não se faz apenas com repressão, mas com prevenção, inclusão social e políticas bem estruturadas. Esse evento nos permite avançar nessa missão de forma integrada e responsável”, disse Rodrigo Rodrigues, secretário de segurança de Iguatu.
A presidente da ‘Associação Iguatu Trans’, Gabriela Villar, representou a comunidade LGBQIA+ na ocasião. “Precisamos discutir estratégias e políticas públicas que promovam mais segurança e dignidade para nossa população”, destacou Gabriela.
A Secretaria da Diversidade do Estado esteve presente com a unidade móvel “Dandara”, oferecendo serviços essenciais como sessões de hormonioterapia e orientação para retificação de nome civil, atendendo pessoas trans e não-binárias que buscam adequar seus documentos à sua identidade de gênero.
0 comentários