Carnaval 2025
Realização do Carnaval 2025, está entre os temas mais debatidos na cidade. Diferente de outras épocas, a Iguatu não apresenta opções neste período, no que se refere aos grandes desfiles como atrativo para visitantes e turistas. Para um analista, o fato impacta no segmento comercial da cidade, em meio aos avanços e desafios, que são fundamentais para moldar nossas estratégias futuras. Por outro lado, fica o alerta para viagens distantes. Cuidado com as estradas, situação do veículo e saúde também. Para se divertir na folia, exige responsabilidade e dentro da lei citamos estes fatos para reflexões.
Fatos & Blogs
Viajar com tranquilidade
Está programando uma viagem de carro no Carnaval? Então confira documentação, estepe calibrado e situação total do veículo. São dicas indispensáveis para aproveitar sua viagem sem sobressaltos. Desde conferir se a documentação está em dia, até se preparar com um boa noite de sono, são atitudes fundamentais para dar check antes de pegar o volante. O Carnaval está chegando, e nada melhor do que pegar a estrada para curtir o feriadão com liberdade e diversão. Mas, para garantir uma viagem tranquila e segura, é essencial tomar alguns cuidados antes e durante o percurso. Para analista, verifique freios, pneus, sistema elétrico, faróis e fluidos do motor. Pequenos problemas podem se tornar grandes dores de cabeça se não forem resolvidos antes da viagem. Respeite os limites de velocidade e não ultrapasse em lugares proibidos.
Ceará decreta ponto facultativo para servidores
O governador Elmano de Freitas assinou um decreto tornando ponto facultativo para os servidores e empregados públicos nos dias 3 e 4 de março O decreto assinado por Elmano de Freitas ainda determina que o expediente no dia 5 de março (quarta-feira de cinzas) deva começar às 13h..O decreto garante a manutenção de serviços essenciais e de interesse público como o fornecimento de água, o trabalho feito pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Perícia Forense (Pefoce) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).No caso do setor privado, a decisão de dar folga ou não aos funcionários em dias de ponto facultativo cabe aos empregadores. Ao contrário do que acontece em feriados, o decreto não obriga as empresas a liberarem seus empregados.
Mercado de trabalho
Desemprego fica em 6,5% no trimestre terminado em janeiro, diz IBGE. Houve aumento de 0,3 p.p. em relação ao trimestre anterior. No entanto, índice é o menor da série histórica para esse período do ano. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,5% no trimestre terminado em janeiro, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo William Araujo Kratochwill, analista de pesquisa do IBGE, esses aumentos no trimestre ainda não significam, necessariamente, uma mudança na trajetória de quedas do desemprego no país. Eles podem ser explicados pelas demissões comuns aos inícios de ano.
Crescimento econômico
Ceará lidera crescimento econômico no Nordeste, segundo Banco Central. Resultado coloca o Ceará à frente dos estados de Pernambuco e Bahia em relação aos números de 2024, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBCR). O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, destacou os esforços do estado para alcançar esses resultados. “O Governo do Ceará tem feito um importante trabalho na atração e manutenção de investimentos, o que impacta diretamente esse crescimento.
Imposto de Renda
As empresas e as instituições financeiras tiveram até a sexta-feira (28), para mandar aos contribuintes os dados para o Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF). Os informes, relativos ao ano passado, são usados pelos contribuintes para o preenchimento da declaração do IRPF, cuja entrega está prevista para começar em 17 de março.
Desenrola Rural
Programa Desenrola Rural entrou em vigor nesta segunda-feira, 24/02. Expectativa para o agricultor familiar, que já pode procurar uma agência bancária para renegociar as suas dívidas, que podem ter descontos de até 96%.
Apenas 18,4% da população
Apesar de apresentar uma leve melhora em comparação aos anos anteriores, no Brasil, os índices de formação superior de adultos com mais de 25 anos ainda são alarmantes. Quatro a cada cinco no país não possuem formação de nível superior. Os dados são do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, divulgado nesta quarta-feira (26). Apesar do baixo dado, o resultado indica um aumento satisfatório em comparação aos anos seguintes. Censo da educação mostra país mais instruído.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários