TCEduc finaliza etapa de cursos e palestras em Iguatu

21/09/2019

Na última quinta-feira, 19, a cidade de Iguatu recebeu as ações educativas do programa TCEduc, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Coordenadas pelo Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas e Gestão da corte cearense, as capacitações atingiram mais 14 municípios da região, com objetivo de levar capacitação continuada aos municípios do interior cearense, voltada a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, abrangendo, inclusive, atividades destinadas à sociedade e ao público estudantil.

Acopiara, Cariús, Catarina, Jucás, Quixelô e Várzea Alegre também receberam as capacitações, no campus Humberto Teixeira. O projeto já alcançou 12.158 pessoas no interior cearense.  No total, 996 participantes foram contemplados com as seis qualificações simultâneas sediadas em Iguatu, destinadas a gestores e operadores dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, membros e ouvidorias, estudantes e sociedade em geral. Nesta edição, Icó e Iguatu somaram 2.035 participantes.

O público assistiu, ao longo das duas ações, a aulas desenvolvidas pela equipe de servidores da Escola de Contas, do Tribunal e do Ministério Público do Estado, parceiro do TCE Ceará nas atividades de formação. Os representantes das instituições repassaram conhecimentos sobre legislação e boas práticas.  “Essas capacitações nos previne errar menos no que está no nosso comando. Aqui obtemos novas informações, somos atualizados com novas diretrizes e normas junto com determinações do tribunal”, disse Rubenildo Cadeira, que representou o prefeito no evento.

Estudantes conferiram palestras que despertam o interesse e acompanhamento dos gastos públicos e a relevância do controle social. Encerrando as atividades, os participantes foram capacitados pelo Programa Agente de Controle, que visa a contribuir para um maior controle social. Os gestores e servidores foram contemplados com cursos sobre “Governança nas Aquisições Públicas: Riscos e Controles”, “Controle Interno: Governança, Risco e Compliance” e “Aspectos Relevantes da Gestão Orçamentária no Poder Legislativo”. Para o público em geral foi apresentado o tema “Ouvidorias Municipais: Governança e Humanização no Serviço Público”.

Educação continuada

Até o fim de 2019, a ação pioneira do TCE Ceará, por meio do IPC, terá percorrido 100% do território cearense, com expectativa para contemplar 20 mil participantes. As atividades itinerantes já têm destino definido. A próxima parada do projeto será em Brejo Santo (8/10) e, em seguida, será a vez de Crato (10/10).

Essa é a 7ª etapa do programa, que passa a somar 119 municípios alcançados, o que representa 65% do estado. “O projeto evidencia a importância do programa e compromisso do Tribunal de Contas do Ceará na qualificação continuada dos gestores e fortalecimento da gestão pública dos municípios cearenses”, afirmou Sandra Santos, analista de controle externo do TCE.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *