Em passagem pelo Ceará, Lula inaugura novo Hospital Universitário, promete entrega da Transnordestina e do Cinturão das Águas até 2026

22/03/2025

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

 

Em discurso na inauguração do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, na última quarta-feira, dia 19 de março, o presidente Lula (PT) reiterou seu compromisso de terminar as obras da ferrovia Transnordestina e do Cinturão das Águas do Ceará, que tem por objetivo principal distribuir as águas do Rio São Francisco, até 2026.

“Assumi o compromisso de fazer a Transnordestina para melhorar o transporte de mercadorias nesse país. Comecei a fazer, mas lamentavelmente saí do governo e não foi acabada. Vou terminar a Transnordestina antes de terminar o meu mandato em 2026”, afirmou Lula.

O presidente também lamentou que os golpistas que chegaram ao poder após a derrubada da ex-presidente Dilma Rousseff tenham deixado o Cinturão de Águas do Ceará inacabado.

“As pessoas que deram o golpe não fizeram o que tinham que fazer, não terminaram o cinturão das águas, mas vamos terminar até 2026 para que o povo cearense nunca mais tenha problema de abastecimento de água”, afirmou.

O Hospital Universitário do Ceará foi inaugurado pelo Governo do Estado com uma área de 78,6 mil metros quadrados com três torres (Clínico, Cirúrgico e Materno-Infantil) e sete pavimentos, localizada no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Além disso, são 652 leitos e mais 180 leitos complementares, totalizando 832 leitos. O investimento para construir e equipar o equipamento foi de R$ 667,71 milhões.

Na sua fala durante a inauguração, o presidente Lula destacou a união entre o Governo Federal e as esferas estadual e municipal, representadas pelo ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o prefeito da Capital, Evandro Leitão. “O lema para a saúde no Ceará tem que ser melhorar sempre, piorar nunca, porque o nosso povo merece o melhor. Eu só tenho uma missão neste país, é provar que ninguém quer comer mal, se vestir mal, morar mal ou ter uma saúde de péssima qualidade. Quem trabalha na saúde merece todo o nosso respeito, porque sem eles não seríamos muita coisa. O SUS estava muito desacreditado, aí veio a pandemia, e quem salvou este País foi o SUS”, disse Lula.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, ressaltou o momento como histórico. “Esse hospital foi um sonho que se concretiza. Eu agradeço a São José, ao povo cearense, parceiros e servidores e operários que contribuíram com esse hospital. Nós começamos esse projeto político com os hospitais regionais e, neste momento, é muito importante para termos a clareza que esse é o maior hospital público da nossa história”, comemorou.

O novo Hospital Universitário do Ceará começou a receber pacientes desde a última quinta-feira, dia 20. Segundo o Governo do Estado, esta será a maior unidade hospitalar da rede estadual, tanto em tamanho, como em complexidade de atendimento. A expectativa é que até abril, a unidade vai funcionar com 30% da capacidade. A implantação de todas as especialidades médicas acontecerá de forma gradual até o segundo semestre de 2025.

 

MAIS Notícias
Alece aprova reajuste salarial dos servidores estaduais em 5,83%
Alece aprova reajuste salarial dos servidores estaduais em 5,83%

Rogério Gomes Correspondente em Fortaleza A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, em sessão plenária nesta quinta-feira, dia 6 de março, o reajuste salarial dos servidores públicos e militares do Poder Executivo, das autarquias e das fundações...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *