Será amanhã, domingo, 20, o evento inaugural do ‘Cristo Ressuscitado’, na localidade de Barra I. O monumento é uma estátua de 14 metros, construída na localidade pelo escultor Adenildo Matos Cavalcante e parceria com o artesão Marcelino Cavalcante.
Construída em fibra de vidro, a estátua é uma réplica de um monumento semelhante feita também por Adenildo para o município de Várzea Alegre, projeto que ele desenvolveu há 11 anos.
As etapas de construção da estátua incluem desde o molde feito em isopor, passando pelo revestimento com fibra e resina, até a finalização com introdução de peças de madeira e metal para ajudar na armação da peça. A última etapa é a pintura. A estátua é construída em peças separadas para depois fazer a montagem.
Na inauguração de amanhã, o monumento será erguido com o auxílio de um muque e depois será retirado para só depois ser colocado definitivamente. Os idealizadores do projeto atendem uma orientação de engenheiros da prefeitura, de que a colocação final será feita posteriormente, quando haverá mais tempo para a secagem da base onde o monumento vai ficar que tem dois metros de altura.
Origens
Filho de Adeodato Matos Cavalcante, saudosa memória, e tendo a família oriunda da localidade de Barra, Adenildo pensou no projeto como forma de homenagear seu lugar de origem, levando para suas raízes a arte que ele aprendeu a desenvolver há mais de 40 anos. Adenildo e Marcelino já executaram outros projetos de mesmo formato anteriormente. Agora os dois artistas resolveram oferecer suas habilidades artísticas no próprio lugar onde nasceram e cresceram.
Programação
Para o ato inaugural de amanhã a programação envolve celebração religiosa, com missa, sorteio de brindes e show com Roberto Carlos cover. O evento está marcado para iniciar a partir das 16h. Será um marco para a comunidade, pois é a primeira estátua do tipo construída em Iguatu.
Para executar o projeto Adenildo Adriano e Marcelino Matos buscaram apoio das empresas privadas do município, assim também como entidades do comércio, entre essas a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL visando a cobrir os custos com materiais e mão de obra.
0 comentários