Túlio Everest, o ‘pivô’ do basquete iguatuense

19/04/2025

Aos 38 anos e em plena forma o veterano Túlio Everest é literalmente o ‘pivô’ do Basquete de Iguatu. Esta afirmação não é apenas pelo porte físico que ele tem, pela posição que ele joga dentro de quadra, com a camisa 5, mas pela sua atuação fora das quadras.

No Basquete Pivô é um dos elementos mais importantes. Além de proteger a defesa é o jogador armador, responsável pela organização da jogada. O atleta que deve ter a visão de águia e saber distribuir a bola na melhor possibilidade de fazer a ‘cestas’ e marcar a pontuação a favor de sua equipe.

Túlio é um atleta que joga bem, sabe articular as jogadas, e mais do que isso atua também fazendo trabalho de preparação de novos atletas da base, com a meta de manter a modalidade do basquete viva e atuante.

Atualmente preside a ACEBI-Associação Cultural e Esportiva de Basquete de Iguatu. Não somente joga, mas também ensina a jogar na função de professor de Basquete. No próximo mês de Junho a associação estará completando 13 anos de fundação. Entidade reconhecida pelo Conselho Estadual de Desporto e pelo município através da Lei municipal 2.872 de 26 de agosto de 2021. Túlio foi um dos articuladores da criação da associação.

Através da ACEBI duas equipes do Basquete são mantidas na ativa do esporte. Uma de veteranos, até os 38 anos e a outra na faixa etária de 09 aos 15. A equipe da base reúne os garotos que têm vocação para o esporte, gostam do Basquete e demonstram algum talento individual, como o menino, Lorenzo Baruk, 13, uma das promessas da modalidade esportiva. Desde o ano passado que a ACEBI vem mantendo uma equipe adulta, uma sub-15 e uma sub 17, ambas do masculino.

Os treinos da equipe principal acontecem nas sextas e sábados, e da base, segundas e sextas. Os treinos são realizados no ginásio da URCA, IFCE e quadra do Carlota Távora, por trás da Guarda municipal.

Nos dias 03 e 04 de maio Iguatu irá sediar,  pela primeira vez na história uma competição intermunicipal para jogadores de base, no Campeonato de Base Telha Cup de Basquete, cujos jogos serão realizados no ginásio do campus multi-institucional Humberto Teixeira.

Túlio tem um legado no Basquete de causar orgulho. Já foi convocado para Seleção Brasileira de Basquete Master, já disputou mundial, já foi Campeão Brasileiro Master. Agora em maio realizaremos pela primeira vez na História de Iguatu uma competição intermunicipal para jogadores de base. Em novembro de 2024 a equipe de Basquete de Iguatu conquistou pela terceira vez o título regional dos Jogos Abertos do Ceará.

Neste final de semana ele está em Natal-RN representando o Estado do Ceará no XVIII Norte Nordeste Master de Basquete, jogando pela equipe Master que reúne atletas de vários municípios do Estado. Juntos os atletas integram a AVAB/CE Associação Veteranos Amigos do Basquete Ceará.

Como atleta e cidadão Túlio Everest deseja mais atenção à modalidade do Basquete. Ele bate na tecla de que “o verdadeiro esporte Iguatuense precisa de um resgate, e não apenas uma modalidade”. Na visão do atleta o esporte de forma geral necessita de espaço para praticar, de investimento para ter competições e se desenvolver de forma plena. “Os gestores do município e estaduais não têm a visão de que o esporte é o caminho mais barato e de melhor resultado para o combate as drogas, por exemplo”. Túlio defende que esporte e educação devem caminhar juntos para ajudar na construção de uma cidade mais segura, mais evoluída e bem melhor para viver.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *