Hoje, sábado, 26, acontece a última novena na Capela da Divina Misericórdia, no Bairro Brasília. Moradores e devotos celebram amanhã, domingo, 27, a Festa da Divina Misericórdia. A tradicional procissão e missa campal marcam essa data celebrativa. O tema deste ano: “Em Jesus Misericordioso, aprendemos a ser peregrinos da Esperança” é um convite para conversão e amor ao próximo.
“É uma festa que a comunidade está cada vez mais descobrindo, tem crescido a participação nesses momentos de louvores, aprendizados da palavra de Deus. A gente nota que a fé das pessoas tem crescido a cada dia, quanto eles vêm, mais têm vontade de vir. A programação segue até amanhã, 27, Domingo da Misericórdia. Portanto, hoje, sábado tem a última novena, amanhã domingo, tem procissão e Santa Missa campal. Convidamos todas as pessoas que venham se fazer presente nesse momento de celebração ao Nosso Senhor Jesus Cristo e sua misericórdia”, convida Vanilce Rodrigues, coordenadora da capela da Divina Misericórdia.
A Festa da Divina Misericórdia é celebrada no segundo domingo da Páscoa, também conhecido como Domingo da Misericórdia. Em Iguatu, a festa começou há bastante tempo. Moradores celebravam o novenário nas casas, depois com a desativação do prédio da antiga FEBEMCE, passou a ser ocupado, sendo transformado em capela dedicada à Divina Misericórdia, na rua Antônio Mendonça, no Bairro Brasília. Missas e novenas com a participação de religiosos e leigos fazem parte da programação.
A celebração da misericórdia de Deus enfatiza também a devoção à Santa Faustina Kowalska, uma freira polonesa do século XX, que foi canonizada como Santa Faustina. A imagem de Jesus Misericordioso é uma representação específica de Jesus Cristo baseada na visão relatada pela Santa Faustina, a imagem representa raios de luz saindo do peito, representando a água e o sangue que fluíram do coração de Jesus Cristo que foi perfurado pela lança no momento de sua crucificação.
Mil Misericórdias
Em breve será celebrada na capela a reza do Terço da Divina Misericórdia, as “Mil Misericórdias”, devoção que recita o Terço da Divina Misericórdia cinquenta vezes a cada 20 mistérios. “As mil misericórdias” surgiu na Polônia em 1930, através de Santa Faustina, na época acontecia uma grande guerra, quando ela começou a rezar no Santíssimo Sacramento, a guerra acabou. Toda sexta-feira a gente se reúne aqui para rezar o terço da Divina Misericórdia, e logo em breve vamos instalar aqui as Mil Misericórdias, um momento de muita oração, conversão, milagres e prodígios. Estamos vivendo o novenário da comunidade, mas também com grande expectativa para iniciarmos o terço das Mil Misericórdias”, conta o devoto Amâncio Elieudo.
A partir das revelações de Jesus Cristo a Santa Faustina Kowalska, na década de 1930, surgiu a recitação do Terço da Divina Misericórdia, que consiste em rezar mil vezes o Terço da Misericórdia, recitado cinquenta vezes a cada vinte mistérios.
0 comentários