Psicóloga dialoga com universitários na FASC

28/09/2019

Na noite da quinta-feira, 26, aconteceu no auditório da FASC-Faculdade São Francisco do Ceará, na Rua Dom Quintino, (antigo Colégio São José), palestra temática sobre ‘Depressão e seus males associados’, com a psicóloga Samara Lacerda.

Durante quase uma hora, a psicóloga Samara Lacerda discorreu sobre o tema, sempre no viés preventivo. O tempo todo o público interagiu. Samara realçou que eventos desse porte são importantes porque proporcionam uma conversa direta ‘olhando no olho’. De acordo com a psicóloga, o maior problema das pessoas é que elas não conseguem reconhecer que precisam de ajuda. “As pessoas precisam se assumir e nunca terem vergonha de falar de suas dores e conflitos”.

Para Samara, a sociedade está acometida de três grandes neuroses de massa: drogadição, agressividade e vazio. Ela criticou a maneira como algumas pessoas se portam vivendo de forma artificial, fora da realidade, e enfatizou que é preciso encarar as coisas com ar de normalidade e ter uma vida comum, com rotina de trabalho, contas a pagar, sobrepeso, dores e preocupações e saber, cada um à sua maneira, assumir suas limitações. “Isso é normal, afinal ninguém é perfeito”.

Segundo a psicóloga, depressão e ansiedade têm cura, mas é preciso o paciente dar o primeiro passo e buscar ajuda. Ela enfatizou que cada caso deve ser analisado com critérios e a cura depende do profissional, mas também do paciente.

Na plateia, acadêmicos dos 7 cursos da FASC, professores, coordenadores e convidados interessados na temática das doenças depressivas

O professor José Roberto Duarte, diretor de ensino da FASC, e os professores Daniel Paulino e Suellen Gonçalves, respectivamente coordenadores dos cursos de Administração e Nutrição, enfatizaram a necessidade de discutir o tema no ambiente acadêmico, visto que alunos, funcionário e professores também podem ser afetados por episódios de depressão.

Dia do Farmacêutico

Uma noite antes, na quarta-feira, 26, aconteceu também evento comemorativo para lembrar o Dia Internacional do Farmacêutico com a pauta “O profissional farmacêutico e suas diversas áreas de atuação. Palestras e mesa redonda temáticas estavam no cronograma da noite. Da mesa redonda, mediada pela coordenadora do curso de Farmácia, professora Ana Cristina de Miranda, participaram Paulo Florentino Teixeira Neto (análise clínicas e hematologia), Maria Sueli Alves Moreira (citologia), Renata Andrade Barreto (farmácia de manipulação), Luiz Paulo da Penha Ferino (neurologia), Igor Emerson de Oliveira Sá (clínica farmacêutica) e Francisco Rarity Oliveira Mariano (farmacêutico generalista).

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *