Programa recolhe embalagens de agrotóxicos

28/09/2019

Agricultores e produtores rurais de Iguatu e de outras cidades da região participaram na manhã de ontem, sexta-feira, 27, da entrega de embalagens vazias de agrotóxicos. O recolhimento itinerante das embalagens de defensivos agrícolas tem como objetivo a conscientização através da logística reversa realizada pelo Instituto Nacional de Procedimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos – INPEV. A ação aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária, no bairro Bugi. Foram mais de duas mil embalagens vazias de agrotóxicos recebidas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Hildernando Barreto, ex-secretário de Agricultura de Iguatu e parceiro do programa, o INPEV tem conseguido a retirada do meio ambiente de uma grande parte desse material, que antes era descartado de forma errada. “Através dessa campanha, os agricultores estão mais conscientes, aprenderam os cuidados que devem ter sobre o manuseio, como armazenar e devolver as embalagens depois de utilizadas. Isso é um processo que não vem de agora, e a cada ano os Agricultores estão percebendo sua importância, e que é necessária realmente a devolução dessas embalagens que se abandonadas na natureza podem trazer grandes riscos para todos pela contaminação que causa ao meio ambiente, destacou.

Consciência

A ação envolve agricultores, produtores rurais, fabricantes e o poder público. Em Iguatu desde 2012, foi adicionada na rota do Sistema Campo Limpo. O agricultor José Luiz Silva mora na Barra, planta milho, através do sistema irrigado, entre outras culturas, já sabe da importância de devolver as embalagens. “Antes a gente não tinha essa consciência, tinha gente que até reutilizava essas embalagens. Mas depois dessas campanhas e orientação que recebemos, podemos ver a importância de devolver as embalagens. Além também de como devemos fazer a aplicação dos agrotóxicos com o uso dos equipamentos de segurança”.

No primeiro ano foram mais de nove mil embalagens vazias de agrotóxicos retiradas do meio ambiente na região.

Além das embalagens, rótulos, tampas e caixas de papelão que embalam os vasilhames também devem ser recolhidos. “É importante o recolhimento dessas embalagens de agrotóxicos porque tira dos agricultores toda responsabilidade de contaminar seu próprio solo. Através dessa parceria, podemos ver que os produtores estão mais conscientes sobre a obrigação e a importância da destinação correta dessas embalagens de agrotóxicos, que podem contaminar não só o solo, mas o lençol freático, causar acidente com pessoas a animais. Com o apoio e parceria dos nossos agricultores, vamos ter um campo mais limpo, e quem sabe um dia chegar à produção livre de agrotóxicos”, ressaltou Edmilson Rodrigues, secretário de Agricultura e Pecuária de Iguatu.

Saiba mais

A Ação é realizada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI, SEMACE, Associação do Comércio Agropecuário do Ceará – ACACE, a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Insumos Agrícolas do Cariri – ADIAC, com apoio do Ministério Público, APRECE, Time da Enactus/Iguatu (IFCE), Secretaria de Agricultura de Iguatu. O Sistema Campo Limpo reúne mais de 400 unidades de recebimento, entre centrais e postos, distribuídas em 25 estados e no Distrito Federal.

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *