Em dia de votação de projetos e decretos legislativos, a Câmara de Iguatu discutiu a causa ambiental por meio de audiência pública. O tema foi focado na degradação do Rio Jaguaribe e as políticas voltadas para reverter o quadro atual promovidas pelo Projeto Abaeté. O momento foi acompanhado por membros da Secretaria de Meio Ambiente do município e populares.
O projeto foi apresentado pelo ambientalista Neto Braga. O intuito da pauta levada à casa legislativa por meio de proposta do vereador Josias Lucas (PN) é de preservar o bioma, caatinga e a fauna às margens do rio, sua origem epistemológica Jaguaribe, que tem a significação de “Rio da Onça”.
Projetos e decretos
Mensagens do executivo também foram apreciadas pelos parlamentares. A doação de um terreno no Bairro Altiplano para construção da sede própria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, passou por unanimidade. Já com a presença de interessados diretos, foi aprovado o convênio no valor total de R$ 120 mil para Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE-Iguatu) que hoje recebe o amparo de 37 servidores cedidos pela prefeitura.
O projeto deve beneficiar as 230 crianças hoje atendidas pela instituição. “Penso que é um passo importante essa formalização para continuarmos desenvolvendo esse trabalho fundamental na vida das crianças e seus pais”, disse a diretora da APAE, Ieda Couras.
A casa também aprovou ainda o convênio com ATTHRAI – Associação dos Travestis, Transexuais e Homossexuais de Iguatu e Região Centro-Sul, no valor de R$ 15mil para realização da Semana da Diversidade Sexual. Villar Butterflay, presidenta da ATRAHI, disse que as atividades serão focadas no enfrentamento da LGBTfobia com grande manifestação pelos direitos humanos da população. “Temos um índice de violência que perdura numa população mínima, em Iguatu já tivemos exemplos assim como na região”, lamentou.
Na sessão foram aprovados decretos legislativos de nomenclatura de equipamento esportivo na comunidade de Varjota, nome de rua no Alto do Jucá, assim como de nove logradouros no Conjunto Habitacional do Gadelha e o PSF da comunidade. Durante a ordem do dia, Débora Sobreira, Maria Danúzia, Odorico Monteiro e Jaqueline de Souza foram agraciados com medalhas e comendas. “Dia de pauta cheia e produtiva”, resumiu Eliane Braz (PTB) presidente da Câmara.
0 comentários